Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46806

Compartilhe esta página

Título: Mobility as a service : influência sobre a mobilidade em países em desenvolvimento
Autor(es): FREIRE, João Filipe Galvão.
CORREIA, José Bernardo Muniz de Andrade Barros
Palavras-chave: Engenharia Civil; Mobility as a Service; Mobilidade urbana; Mobilidade sustentável
Data do documento: 7-Jan-2019
Citação: FREIRE, João Filipe Galvão; CORREIA, José Bernardo Muniz de Andrade Barros. Mobility as a service:: influência sobre a mobilidade em países em desenvolvimento. 2019. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Os avanços tecnológicos, auxiliados pela rápida urbanização e a tendência global de redução das emissões de gases poluentes, estão levando a sociedade a mudanças das tradicionais práticas da mobilidade urbana. A mudança comportamental das gerações mais jovens juntamente com estas tendências evidenciam a necessidade de mudança na forma como os transportes são planejados e operados nos grandes centros urbanos. O Mobility as a Service (MaaS) surge como uma possível solução para os problemas enfrentados na mobilidade urbana atual, plataforma que une modos de transporte compartilhados de maneira simples e conveniente ao usuário. O serviço disponibiliza transportes flexíveis, personalizados, com gestão de viagem dinâmica, flexibilidade de pagamento, facilidade de transação e planejamento de viagem. Entretanto, questiona-se a aplicabilidade do MaaS em países em desenvolvimento e sua capacidade de promover a mobilidade sustentável nesses países. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de avaliar se o sistema pode ser implantado nos países em desenvolvimento através de pacotes mensais de mobilidade. Utilizou-se da metodologia qualitativa dedutiva para que com as características dos transportes ofertados pela plataforma e os desejos dos usuários brasileiros, se pudesse gerar planos a serem ofertados aos usuários. A implantação poderia ser realizada através de duas fases, onde a primeira delas o serviço contaria com um plano mensal inicial de transporte público e bicicletas compartilhadas ilimitados e após a adaptação, um plano completo para atingir a outra parcela da população com serviços de compartilhamento e aluguel de carros, táxis, bicicletas e transporte público ilimitados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46806
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons