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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46758

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Título: Otimização de traço de concreto leve de alto desempenho : aplicação em lajes mistas por elementos finitos
Autor(es): AGUIAR, Antonio Claudio Nascimento de
Palavras-chave: Engenharia Civil; CLAD; EPS; SAP2000; Cura térmica; Pó de quartzo
Data do documento: 19-Dez-2018
Citação: AGUIAR, Antonio Claudio Nascimento de. Otimização de traço de concreto leve de alto desempenho:: aplicação em lajes mistas por elementos finitos. 2018. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Neste trabalho foi feito um estudo direcionado a construções de grande altura, visando diminuir as deformações devido ao peso próprio, assim como os esforços transmitidos às fundações. Estas construções são comumente produzidas com estruturas metálicas e lajes mistas, devido à alta produtividade desse processo construtivo. Assim, foram realizados diversas estratégias de otimização de um traço de concreto leve de alto desempenho, ou CLAD, buscando diminuir a densidade do concreto mantendo sua resistência à compressão superior à 50 MPa. A otimização do traço piloto se deu essencialmente pela variação de três parâmetros: adições de micropérolas de poliestireno expandido (EPS), adições de pó de quartzo, e cura térmica. Essas análises foram avaliadas separadamente, e simultaneamente, proporcionando um estudo abrangente e detalhado. Finalmente, o traço otimizado de CLAD com densidade 1660 kg/m3, Fck 64,6 MPa e consumo de cimentício 753 kg/m3; foi comparado com os traços de um concreto de uso geral de densidade 2400 kg/m3 com Fck 40 Mpa e um concreto de alto desempenho de densidade 2600 kg/m3 e Fck 60 MPa, sendo todos utilizados no pré-dimensionamento de lajes mistas. Esta comparação foi feita através de elementos finitos no software SAP2000, avaliando deformações e peso próprio da estrutura no estado fresco e endurecido para todos os tipos de concretos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46758
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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