Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46734
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Enilson Medeiros dos | - |
dc.contributor.author | COSTA, Luís Henrique Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T14:08:09Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T14:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Luís Henrique Gonçalves. Avaliação de desempenho aeroportuário: uma abordagem multicritério e multiusuários. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46734 | - |
dc.description.abstract | A avaliação de desempenho dos terminais aeroportuários é uma ferramenta essencial dentro do processo de gerenciamento e tomada de decisão por parte de governos e operadores de aeroportos. A literatura apresenta modelos de avaliação de desempenho de aeroporto, na maioria dos casos voltados para eficiência operacional, e quando se trata da qualidade do serviço, concentram-se em um modelo específico de terminal, trabalhando com um tipo de usuário, seja passageiros ou companhias aéreas. Analisar a qualidade do serviço oferecido para os multiusuários com interesses diversos dentro da dinâmica das atividades aeroportuárias por meio de um método apresenta-se como uma tarefa complexa. O objetivo geral desta tese é apresentar um modelo de avaliação da qualidade do serviço aeroportuário, através de uma abordagem multicritério, utilizando a visão multiusuário, configurável ao modelo de operação da infraestrutura aeroportuária. A revisão de literatura aborda a evolução dos modelos de avaliação de desempenho de terminais aeroportuários, identificando usuários, métodos utilizados e indicadores, além de buscar compreender o funcionamento do sistema de transporte aéreo e fundamentar a elaboração de um modelo conceitual para avaliação da qualidade do serviço aeroportuário. O método da pesquisa engloba a identificação e análise qualitativa de indicadores relacionados com a qualidade do serviço aeroportuário, aplicação da técnica web Delphi visando a construção de consenso das respostas, elaboração de propostas de modelos conceituais sob as perspectivas de multiusuários (passageiros, companhias aéreas, operadores aeroportuários, concessionários e funcionários), que podem ser aplicados a diversas configurações de terminais, aplicação da abordagem multicritério MACBETH para verificação da consistência dos resultados, ponderação e análise de contribuição e exequibilidade dos indicadores-critérios. A validação da proposta foi realizada com aplicação nos aeroportos de Recife-PE, Natal-RN e Mossoró-RN, por apresentar configuração para aeroportos de grande, médio e pequeno porte. Os resultados apresentam um modelo de avaliação de desempenho de aeroportos, configurável ao porte de operação, que pode ser customizado para um ou mais usuários, apresentando uma matriz com pesos relativos, contribuição e exequibilidade dos indicadores-critérios, finalizando com uma proposta de índice de avaliação global do aeroporto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto | pt_BR |
dc.subject | Medição de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Modelo conceitual | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do serviço | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho aeroportuário : uma abordagem multicritério e multiusuários | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257815133631498 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3433847962770085 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The performance assessment of airport terminals is an essential tool within the management and decision-making process by governments and airport operators. The literature presents airport performance evaluation models, in most cases focused on operational efficiency, and when it comes to service quality, are focused on a specific terminal model, working with a type of user, whether passengers or airlines. Analyzing the quality of service offered to multi-users with different interests within the dynamics of airport activities through a method presents itself as a complex task. The general objective of this thesis is to present a model for evaluating the quality of airport service, through a multicriteria approach, using the multiuser view, configurable to the airport infrastructure operation model. The literature review addresses the evolution of airport terminal performance assessment models, identifying users, methods used and indicators, in addition to seeking to understand the functioning of the air transport system and substantiating the elaboration of a conceptual model for assessing the quality of airport service. The research method encompasses the identification and qualitative analysis of indicators related to the quality of the airport service, application of the Delphi web technique aiming at building a consensus of the answers, elaboration of proposals for conceptual models from the perspectives of multiusers (passengers, airlines, airport operators, concessionaires and employees), which can be applied to various terminal configurations, application of the MACBETH multi-criteria approach to verify the consistency of the results, weighting and analysis of the contribution and feasibility of the criteria-indicators. The validation of the proposal was carried out with application in the airports of Recife-PE, Natal-RN and Mossoró-RN, for presenting configuration for large, medium and small airports. The results present an airport performance evaluation model, configurable to the size of operation, which can be customized for one or more users, presenting a matrix with relative weights, contribution and feasibility of the criteria- indicators, and ending with a proposal for an overall airport evaluation index. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luís Henrique Goncalves Costa.pdf | 10,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons