Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46656

Compartilhe esta página

Título: Desmatamento na Reserva Florestal do Curado : os impactos ambientais decorrentes da construção da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata – PE
Autor(es): NASCIMENTO, Osvaldo Eliziário do
Palavras-chave: Geografia; Desmatamento; Impacto ambiental; Reservas florestais
Data do documento: 15-Set-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Osvaldo Eliziário do. Desmatamento na Reserva Florestal do Curado: os impactos ambientais decorrentes da construção da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata – PE. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: A presente dissertação objetiva relacionar o desmatamento da reserva florestal denominada “Mata do Curado”, com relevante interesse econômico, e os consequentes impactos ambientais nessa área de vegetação fragmentada, para a instalação da “Arena Pernambuco”, no município de São Lourenço da Mata – PE. Outras ações foram realizadas como suporte: a duplicação da BR - 408 entre o aludido município e os de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Além da construção da Estação Cosme e Damião, e várias rodovias de acesso ao local. O estudo discorre sobre a interferência humana sobre o meio ambiente, onde o que prevalece, é o predomínio do econômico sobre o ambiental, elementos vistos como secundários na ótica dos governantes. Para o embasamento das características físicas atingidas, foram realizadas pesquisas em bibliografias específicas aos temas, trabalho de campo no local com registros fotográficos, onde as observações sistemáticas foram aplicadas na presente pesquisa. A dimensão do desgaste ambiental foi logo observada na vegetação, a qual foi retirada no início das obras, em seguida, um efeito dominó, com o solo exposto, várias erosões, além de uma demonstração de assoreamento, todos esses visíveis, enquanto o aumento da temperatura local e os danos a infiltração é subtendida como consequência natural. Ficou identificada ainda, a real necessidade de ações voltadas para a compensação vegetal, uma vez que o replantio nessa área ocorreu de maneira aleatória e sem consistência para um projeto de tal magnitude.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46656
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Osvaldo Eliziário do Nascimento.pdf8,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons