Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46651

Compartilhe esta página

Título: Aprimoramento de um método acelerado para avaliação da pozolanicidade de materiais cimentícios suplementares com base na NBR 5751/2015
Autor(es): GONZAGA, Nathália Lins
Palavras-chave: Engenharia civil; Atividade pozolânica; NBR 5751:2015; Materiais cimentícios suplementares
Data do documento: 15-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONZAGA, Nathália Lins. Aprimoramento de um método acelerado para avaliação da pozolanicidade de materiais cimentícios suplementares com base na NBR 5751/2015. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Atualmente a indústria cimenteira possui grande impacto nas emissões de CO2 no mundo. Dentre as estratégias viáveis para redução dessas emissões, encontra-se a substituição do clínquer por materiais cimentícios suplementares (MCS), que além do ganho ambiental também contribui para melhorias consideráveis nas propriedades de concretos e argamassas. No entanto, o potencial declínio nos suprimentos dos MCS mais utilizados tem gerado o interesse pela utilização de pozolanas não convencionais. Nesse contexto, estabelecer a reatividade pozolânica desses novos materiais de forma rápida e eficiente é uma necessidade essencial para que possam ser incorporados na indústria. Diante disso, o presente trabalho buscou desenvolver um método acelerado para avaliação da pozolanicidade de materiais cimentícios suplementares baseado em modificações na NBR 5751:2015. As modificações levaram em consideração a fixação da relação água/aglomerante de 0,65, o emprego da cura térmica direta a 50°C e a utilização das idades de rompimento de 1 dia (método expedito) ou 3 dias (método acelerado). Para a delimitação dos novos índices de atividade pozolânica (IAP) mínimos foi utilizado o modelo estatístico de Farazdaghi-Harris. Ao final, dez MCS foram ensaiados conforme a nova metodologia proposta e conforme as NBR 5751:2015 modificada e 5752:2014, possibilitando o confronto dos resultados das diferentes metodologias. A utilização da cura térmica direta a 50°C possibilitou a classificação dos materiais em inertes/pozolânicos já aos 3 dias de idade, de forma prática e célere. Por sua vez, a utilização da nova metodologia com 1 dia de idade mostrou-se viável para avaliar o caráter pozolânico de superpozolanas, como no caso do metacaulim e da sílica ativa, no entanto, para que possa ser viável para predizer a atividade pozolânica dos demais materiais, mais estudos precisam ser desenvolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46651
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nathália Lins Gonzaga.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons