Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46569

Compartilhe esta página

Título: Discursos políticos disseminados por robôs e a influência da propaganda política computacional na opinião pública
Autor(es): ANDRADE, Keylon Vicente Gomes de
Palavras-chave: Comunicação; Social bots; Redes sociais digitais; Propaganda computacional; Comunicação política; Discursos
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Keylon Vicente Gomes de. Discursos políticos disseminados por robôs e a influência da propaganda política computacional na opinião pública. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta dissertação pretende discutir o proeminente papel dos social bots na disseminação de discursos políticos na internet, especificamente no site da rede social Twitter. Busca refletir sobre o uso e a evolução dessa tecnologia nas últimas décadas e analisá-la como ferramenta de comunicação e de propaganda política, particularmente no contexto brasileiro, além da sua relação com o Bolsonarismo. A discussão se dá sob a ótica das bolhas virtuais (PARISER, 2012; FERRARI, 2018) e dos estudos sobre os efeitos da propaganda política computacional na opinião pública e no processo político (SANTINI, 2018). A pesquisa faz um mapeamento e exame das hashtags e conteúdos disseminados por social bots no Twitter, através dos dados da plataforma de detecção de atividades de perfis inautênticos Bot Sentinel, nos anos de 2020 e 2021, com o intuito de evidenciar o discurso disseminado pelos perfis automatizados e as estratégias de comunicação usadas por eles. Tem como intuito, também, destacar e examinar o papel e a atuação do Governo Federal, jornalistas, mídia alternativa, blogs e canais de vídeos on-line na produção dos discursos compartilhados por robôs. Além disso, esta pesquisa procura apontar a relação entre os discursos disseminados pela grande mídia e pelos veículos de mídia alternativa e o discurso propagado pelos social bots buscando pautar a opinião pública, cenários políticos e até mesmo os rumos da democracia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46569
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Keylon Vicente Gomes de Andrade.pdf14,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons