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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46561
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Mauricio Renato Pina | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Caio Fernandes Remígio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T13:51:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19T13:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Caio Fernandes Remígio de. Pavimentação em concreto armado: experiência pernambucana no quilômetro 14 da BR 232. 2017. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46561 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste num estudo de caso relativo à experiência pernambucana no trecho experimental de 500 metros em Pavimento Estruturalmente Armado no quilômetro 14 da BR- 232/PE. O trecho foi reaberto ao tráfego de veículos no ano de 2003, após obra de duplicação e, em 2013/2014, os alunos de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, no seu trabalho de conclusão para obtenção do grau de Engenheiro Civil, traçaram diagnóstico acerca de um desempenho inferior ao dos pavimentos em concreto simples, logo antes e após o trecho experimental. Dois anos após o último estudo, o novo cálculo do Índice de Condição do Pavimento (ICP) revela uma melhoria na condição estrutural das placas em concreto armado de Ruim/Muito Ruim para Razoável. O trabalho de anamnese feito, a partir de dados levantados com uso da ferramenta Street View do Google Maps, revelou um comportamento quase linear na queda da condição estrutural do pavimento, além de apontar os defeitos próximos às juntas transversais de retração (quebras localizadas, fissuras de canto e buracos) como os principais responsáveis pelo comprometimento ao conforto e segurança do tráfego de veículos. Ao final, identifica-se que a patologia do trecho experimental deveu-se à falha dos dispositivos de transmissão de carga e à ineficiência das intervenções corretivas, e, ainda, à ausência de medidas preventivas, o que levou à degradação do pavimento em estudo. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Índice de condição do pavimento | pt_BR |
dc.subject | Patologia | pt_BR |
dc.subject | Concreto armado | pt_BR |
dc.subject | Defeitos | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Trecho experimental | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.title | Pavimentação em concreto armado : experiência pernambucana no quilômetro 14 da BR 232. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work consists of a case study about the Pernambuco experience in the 500 meter experimental stretch in Structurally Reinforced Pavement at kilometer 14 of BR-232 / PE highway. The section was reopened to vehicle traffic in 2003, after duplication work, and in 2013/2014, Civil Engineering students of the Federal University of Pernambuco, in their work to obtain the degree of Civil Engineer, made a diagnosis about a bad performance comparing to simple concrete pavement, just before and after the experimental stretch. Two years after the last study, the recalculation of the Pavement Condition Index (PCI) reveals an improvement in the structural condition of the reinforced concrete from Bad/Very Bad to Regular rate. The anamnesis work, based on data collected using the Google Maps Street View tool, revealed a nearly linear behavior in the decrease of the structural condition of the pavement as well as pointed to defects near transverse retraction joints (localized smash, cracks on the corner and holes) as the main responsible for the decrease on the comfort and safety of vehicular traffic. At the end, it is identified that the pathology of the experimental stretch was due to the failure of the load transmission devices and the inefficiency of the corrective interventions, and also to the absence of preventive measures, which led to the degradation of the pavement under study. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAIO FERNANDES REMÍGIO DE OLIVEIRA-PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO ARMADO_ EXPERIÊNCIA PERNAMBUCANA NO QUILÔMETRO 14 DA BR-232.pdf | 7,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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