Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46520
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Everaldo Fernandes da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Adriel Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:33:22Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T14:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Adriel Rodrigues do. Diálogos entre a festa e educação popular no CEPA: construção cidadã de símbolos coletivos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46520 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa sobre a Educação Popular no contexto festivo inscreve-se no cenário local e global. Em diferentes contextos históricos o fenômeno da festa promoveu práticas educativas condizentes e antagônicas aos interesses do povo, podendo reafirmar a organização das rotinas ou subverter a sua lógica, de qualquer modo as festas promoveram intencionalidades que podem ultrapassar a sua forma e conteúdo com sentidos emancipatórios. A necessidade de celebrar os ciclos festivos seus rituais e símbolos já compunha o imaginário cultural, abrangendo o imaginário mitológico das primeiras civilizações humanas. O Homo Ludens - Huizinga (2000) que joga e deixa-se levar pela dinâmica autônoma do jogo, também trabalha e projeta a vida na festa, imprimindo-lhe as marcas simbólicas de suas labutas rotineiras e/ou revertendo-as como a dionisíaca e irreverente festa dos foliões de Cox (1974), evidenciada no contexto medieval. Toma-se como referência as festas populares vivenciadas no CEPA – Centro de Educação Popular Assunção, analisando como esse fenômeno e seu conjunto de ações poderão contribuir na formação cidadã de seus educandos/as, educadores/as e membros comunitários. Apoiamo- nos no pensamento de alguns/algumas autores/as (PESSOA, 2009; RIBEIRO, 1982; JUNG, 1964; DURAND, 2012; BAKNTIN, 1987; FREIRE,1987; 1996; 2000; 2016; ELIADE, 2010; SOUZA, 2009; NAHMÍAS, 2009; e outros/as) para compreender a relação entre a natureza festiva e sua intencionalidade pedagógica com indícios verificados na Idade Média, e, posteriormente no movimento humanista que identificaram do riso um valoroso instrumento político para denunciar o discurso contraditório da monarquia e do Clero Católico de Roma. Estabelece uma relação dialógica com os educandos/as e educadores/as do CEPA utilizando como procedimento metodológico os instrumentos da abordagem de pesquisa qualitativa, favorecendo o sentido dos dados obtidos. A experiência da observação participante, do diário de campo e da entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados, procedeu através da apreciação coletiva dos registros fotográficos, observando/destacando a dinâmica organizativa vivenciada na construção das festas do CEPA. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram: a possibilidade de educar tendo presente as sensibilidades, salientando-se o envolvimento de modo ampliado, promovendo a participação coletiva na construção e compreensão dos elementos simbólicos e, assim, promovendo uma nova consciência cidadã forjada na dinâmica construtora das festas com afirmação das identidades individuais e coletivas, referenciadas na trajetória e nas lutas populares. Apesar da desgastante descaracterização das festas populares sob a pretensa organização de quem politicamente desorganiza o povo, é provável que em todas as partes a festa do povo permaneça e resista tal qual a flor que furou o asfalto e brotou. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Festas folclóricas | pt_BR |
dc.subject | Diálogos imaginários | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.subject | Centros culturais | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre a festa e educação popular no CEPA : construção cidadã de símbolos coletivos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9399633929308434 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0104022108712505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research about Popular Education in the festive context is part of the local, global and timeless scene. In the different historical contexts, the phenomenon of the festival promoted educational practices consistent and antagonistic to the interests of the people, being able to reaffirm the organization of routines or subvert their logic, in anyway the festivals promoted intentionality that can overcome their form and content with emancipatory meanings. Needing to celebrate the festive cycles their rituals and symbols, already made up the cultural imaginary of the mythological narratives of the first human civilizations. The Homo Ludens Hizinga (2000) who plays and let’s himself be carried away by the autonomous dynamics of the game, also works and projects the life at the party, printing it to the symbolic marks of routine toils and/or reversing them as the Dionysian and irreverent feast of Cox revelers (1974) evidenced in the medieval context. It is used as reference of the popular festivals experienced in CEPA - "Centro de Educação Popular Assunção", analyzing how this phenomenon and the set of actions can contribute to the citizen formation of students, educators and community members. We trust on the thinking of some authors (PESSOA, 2009; RIBEIRO, 1982; JUNG, 1964; DURAND, 2012; BAKNTIN, 1987; ; FREIRE,1987; 1996; 2000; 2016; ELIADE, 2010; SOUZA, 2009; NAHMÍAS, 2009; and others) to understand the relationship between the festive nature and the pedagogical intentionality pedagogical with indications verified in the Middle Ages, and later in the humanist movement that identified from laughter a valuable political instrument to denounce the contradictory discourse of the monarchy and the Catholic Clergy of Rome. It establishes relationship with the students and educators using as methodological procedure the instruments of the qualitative research approach, favoring the meaning of the data obtained. The experience of participant observation, the field diary and the semi-structured interview as data collection instruments, proceeded through the collective appreciation of photographic records, observing/highlighting the organizational dynamics experienced in the construction of cepa parties. The results obtained in the research pointed out: the possibility of educating bearing in mind the sensitivities, emphasizing the involvement in an expanded way, promoting collective participation in the construction and understanding of the symbolic elements and, thus, promoting a new citizen consciousness forged in the construction dynamics of the parties with affirmation of individual and collective identities, referenced in the trajectory and in popular struggles. Despite the exhausting mischaracterization of popular festivals under the alleged organization of those who politically disorganize the people, it is likely that everywhere the feast of the people will remain and resist just like the flower that pierced the asphalt and sprouted. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Adriel Rodrigues do Nascimento.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons