Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46519

Compartilhe esta página

Título: Avaliação dos sistemas de captação de águas pluviais e de reuso de águas cinza para o edifício-sede da empresa Baterias Moura, Jaboatão dos Guararapes – PE
Autor(es): AZEVEDO, Clarissa Dalia de
Palavras-chave: Água Cinza; ETAC; UASB; Águas Pluviais; Telhado Verde
Data do documento: 24-Ago-2016
Citação: AZEVEDO, Clarissa Dalia de. Avaliação dos sistemas de captação de águas pluviais e de reuso de águas cinza para o edifício-sede da empresa Baterias Moura, Jaboatão dos Guararapes – PE. 2016. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: O consumo das reservas naturais de água devido ao alto crescimento populacional está sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluição produzida pelo homem vem contaminando cada vez mais essas reservas. Nesse contexto, o aproveitamento da água de chuva e o reuso de águas cinzas, tem o objetivo de diminuir a quantidade de água demandada e esgoto produzido nas edificações. No presente trabalho foram expostas pesquisas que qualificam as características das águas de chuva e cinza, bem como a regulamentação existente para sua utilização. Foi elaborado um sistema de aproveitamento de água cinza no Escritório Recife da Baterias Moura em Jaboatão dos Guararapes – PE, além da apuração dos custos para implementação e manutenção com o objetivo de fazer a análise da viabilidade econômica. O custo total da estação de tratamento de águas cinzas foi de R$ 136.181,73 e o tempo de retorno final foi de aproximadamente seis anos, tornando-o viável economicamente além de ter seu valor ambiental e social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46519
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons