Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46452

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e do reuso das águas cinza no Condomínio Palm Village, da cidade de Ipojuca - PE / Brasil
Autor(es): SOUZA, Victor Gabriel Alves de
Palavras-chave: Engenharia Civil; Águas cinza; Água pluvial; Reuso; Viabilidade; Edificação
Data do documento: 8-Ago-2016
Citação: SOUZA, Victor Gabriel Alves de. Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e do reuso das águas cinza no Condomínio Palm Village, da cidade de Ipojuca PE / Brasil. 2016. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: Devido ao crescimento da população e ao aumento da preocupação social para o uso racional dos recursos hídricos, é necessário cada dia mais minimizar o uso da água, utilizando apenas a água de melhor qualidade para os usos que realmente a exijam, separar as águas que possuam grau diferenciado de tratamento e reutilizá-la da menor maneira possível. Dentro desta realidade, foi necessário realizar este estudo para averiguar se o tempo de retorno da implantação tornaria um ambiente favorável a implantação ou não. No referido trabalho de conclusão de curso foi realizado um estudo de viabilidade do aproveitamento de águas pluviais em rega de jardim e lavagem de piso e do reaproveitamento de águas cinza proveniente dos chuveiros e utilizado em descargas de bacias sanitárias em uma edificação. Para isso, foram realizados estudos referentes à concepção do sistema, aos custos de implantação, a execução do projeto e a viabilidade financeira do estudo. Assim, foi avaliada a viabilidade técnica e financeira da construção de um reservatório de água pluvial baseado no método do Porto, elaborado por Verdade (2006), e de uma estação de tratamento de águas cinzas e seus respectivos sistemas de captação e distribuição, baseado nas normas e literaturas vigentes. Por meio do fluxo de caixa, considerando os custos e “receitas” associados ao projeto, foi verificado a viabilidade do mesmo com um retorno do investimento em 47 meses.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46452
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons