Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46393

Compartilhe esta página

Título: Promovendo a autorregulação e a autoeficácia de estudantes de computação na abordagem PBL : a proposta da ferramenta PBL studentboard para o monitoramento do progresso da aprendizagem
Autor(es): NASCIMENTO, Jobson Tenório do
Palavras-chave: Sistemas de informação; Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Jobson Tenório do. Promovendo a autorregulação e a autoeficácia de estudantes de computação na abordagem PBL: a proposta da ferramenta PBL studentboard para o monitoramento do progresso da aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A revolução digital é um fenômeno sem volta que afeta a todos. Atualmente, vivenciamos um ce- nário preocupante de falta de profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) capacitados para atender à demanda de um mercado cada vez mais exigente. Para atender a esse mer- cado, o modelo tradicional de educação tem se mostrado ineficaz para promover, de forma significativa, habilidades que vão além das adquiridas com conhecimento apenas técnico, tais como criatividade, em- preendedorismo, competências socioemocionais, entre outras. Parte importante de uma solução para esse problema é a adoção de abordagens de ensino inovadoras que façam dos estudantes protagonistas de seu processo de aprendizagem. No ensino de computação, a aprendizagem baseada em problemas (do inglês PBL ou Problem-Based Learning) tem se destacado pelo seu equilíbrio entre o conteúdo e a prática, a academia e o mercado profissional, trazendo clientes e problemas reais para fornecer um ambiente de aprendizagem que proporciona aos alunos um envolvimento e uma consciência real sobre os problemas que terão de enfrentar na profissão, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) relevantes para o mercado profissional e para o convívio em sociedade. Entre as várias características dessa abordagem, este estudo tem como foco a intencionalidade necessária por parte do aluno no PBL, trazendo responsabilidades pelo seu aprendizado por meio de reflexão e planejamento sobre o que, como e por que aprender. Nesse contexto, ainda existem muitos desafios a serem superados, entre eles a dificuldade de estimular a regulação e a autorregulação dos estudantes, o que levou à questão central de pesquisa: como aperfeiçoar o processo de avaliação em PBL aplicado a cursos de computação, sob as perspectivas da autorregulação e da autoeficácia dos estudantes, provendo uma solução de automonitoramento do progresso da aprendiza- gem que seja útil e fácil de usar? Assim, a partir da Design Science Research (DSR), esta pesquisa propõe uma solução, chamada de PBL StudentBoard. Voltada principalmente para o estudante, essa solução é baseada em um modelo de avaliação autêntica que permite a ele monitorar o progresso da sua aprendizagem por meio de uma interface concebida para dispositivos móveis e integrada ao seu cotidiano. O monitoramento e o automonitoramento levam a uma maior autoeficácia, persistência e sucesso, pois sem monitoramento os alunos ficam em um estado de incerteza sobre o quão bem estão aprendendo, impactando diretamente a efetividade da abordagem PBL. Como resultados desta pes- quisa, foi concebido um protótipo funcional da interface do PBL StudentBoard, que, pela avaliação de alunos e especialistas em PBL, atende às expectativas, facilitando que os estudantes recebam feedbacks e monitorem seu aprendizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46393
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jobson Tenório do Nascimento.pdf7,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons