Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46384

Comparte esta pagina

Título : O impacto das crises econômicas sobre os investimentos, financiamentos e fluxos de caixa de companhias brasileiras : uma abordagem utilizando-se o contexto de rating
Autor : REUL, Leonardo Antonio Albuquerque
Palabras clave : Investimentos; Fluxo de caixa; Fundos de investimentos
Fecha de publicación : 30-may-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : REUL, Leonardo Antonio Albuquerque. O impacto das crises econômicas sobre os investimentos, financiamentos e fluxos de caixa de companhias brasileiras: uma abordagem utilizando-se o contexto de rating. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Prever crises financeiras é um fenômeno difícil de ser alcançado, como também prever quais serão os impactos na performance das empresas em momentos em que o acesso ao crédito costuma se tornar mais difícil. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo avaliar se em períodos de crise financeira, as empresas brasileiras listadas na bolsa de valores que apresentam classificação de rating, maiores fluxos de caixa, maiores investimentos e menores participações de capitais de terceiros apresentam menores perdas em seu valor de mercado, comparativamente às demais. Foram utilizados dados trimestrais entre 2007 e 2021, abrangendo 188 empresas e um total de 4896 observações. Foi utilizado o modelo de efeitos fixos para a regressão com dados em painel. Os resultados apontam que as empresas não restritas possuem, em média, maior valor de mercado. Os investimentos apresentaram impacto positivo e significativo sobre o valor de mercado das empresas tanto restritas como não restritas, sendo esse impacto maior para as empresas restritas, os financiamentos apresentaram impacto ambíguo, tanto positivo e significativo (dívidas de curto prazo), quanto negativo e significativo (alavancagem) para as empresas consideradas não restritas. Já as crises influenciaram de diferentes formas o valor de mercado das empresas de forma que todas consideradas em conjunto (2008, 2015 e 2020) influenciaram de forma negativa e significativa o valor de mercado das empresas classificadas como não restritas e apenas a crise de 2008 impactou de forma negativa e significativa as empresas classificadas como restritas e, contrariamente, as crises de 2015 e 2020 influenciaram o valor de mercado de forma positiva, porém de forma não significante.
Descripción : TORRES, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, também é conhecida em citações bibliográficas por: LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46384
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo Antonio Albuquerque Reul.pdf716,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons