Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4636
Title: Práticas de leitura na alfabetização de crianças: o que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores?
Authors: COUTINHO, Marília de Lucena
Keywords: Atividades de Leitura;Construção da Prática;Livro Didático;Letramento;Alfabetização
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Lucena Coutinho, Marília; Borges Correia de Albuquerque, Eliana. Práticas de leitura na alfabetização de crianças: o que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores?. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: A presente pesquisa pretendeu investigar as práticas de leitura realizadas por duas professoras, que lecionavam no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação da Cidade do Recife. Buscamos analisar como as docentes construíam e desenvolviam as atividades de leitura na perspectiva do letramento e como o livro didático adotado pela Rede (Letra, Palavra e Texto) era utilizado por elas. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise do referido livro, fizemos entrevistas com as docentes e, também, observações semanais de suas práticas de ensino. A análise do livro constatou uma presença de um variado repertório textual, contemplando diferentes gêneros que circulam na sociedade, mas, em relação às atividades de leitura, muitas vezes não havia indicação de como o texto deveria ser lido e havia pouca exploração de estratégias de leitura. No entanto, no que diz respeito à dinâmica de sala-de-aula das professoras, ambas utilizavam o livro didático como um dos materiais de apoio à organização do trabalho pedagógico, mas, percebemos que, muitas vezes, elas re-construíam as atividades propostas, modificando-as ou mesmo acrescentando outras, de acordo com as necessidades de suas práticas. Essas modificações estavam relacionadas, sobretudo, com a necessidade de complementar as atividades do livro didático no que se referia à exploração de estratégias de leitura e à apropriação do sistema de escrita
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4636
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5701_1.pdf8.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.