Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4636
Título: Práticas de leitura na alfabetização de crianças: o que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores?
Autor(es): COUTINHO, Marília de Lucena
Palavras-chave: Atividades de Leitura; Construção da Prática; Livro Didático; Letramento; Alfabetização
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Lucena Coutinho, Marília; Borges Correia de Albuquerque, Eliana. Práticas de leitura na alfabetização de crianças: o que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores?. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A presente pesquisa pretendeu investigar as práticas de leitura realizadas por duas professoras, que lecionavam no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação da Cidade do Recife. Buscamos analisar como as docentes construíam e desenvolviam as atividades de leitura na perspectiva do letramento e como o livro didático adotado pela Rede (Letra, Palavra e Texto) era utilizado por elas. Como procedimentos metodológicos, realizamos a análise do referido livro, fizemos entrevistas com as docentes e, também, observações semanais de suas práticas de ensino. A análise do livro constatou uma presença de um variado repertório textual, contemplando diferentes gêneros que circulam na sociedade, mas, em relação às atividades de leitura, muitas vezes não havia indicação de como o texto deveria ser lido e havia pouca exploração de estratégias de leitura. No entanto, no que diz respeito à dinâmica de sala-de-aula das professoras, ambas utilizavam o livro didático como um dos materiais de apoio à organização do trabalho pedagógico, mas, percebemos que, muitas vezes, elas re-construíam as atividades propostas, modificando-as ou mesmo acrescentando outras, de acordo com as necessidades de suas práticas. Essas modificações estavam relacionadas, sobretudo, com a necessidade de complementar as atividades do livro didático no que se referia à exploração de estratégias de leitura e à apropriação do sistema de escrita
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4636
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5701_1.pdf8,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.