Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4634
Título: Representações sociais do professor de matemática sobre o aluno da escola pública
Autor(es): Isabel Ramos da Silva, Maria
Palavras-chave: Representações Sociais; Matemática; Aluno da Escola Pública; Aluno da Escola Privada
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Isabel Ramos da Silva, Maria; de Souza Leão Maia, Lícia. Representações sociais do professor de matemática sobre o aluno da escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre o aluno da escola pública. Partimos da hipótese de que estas representações são guias de ação e de comunicação entre os sujeitos e que esta relação não é a mesma se o aluno freqüenta a escola privada. A identificação das representações sociais do professor sobre o aluno da escola privada permitiu uma análise comparativa entre as representações. Tomamos como referências principais de análise, a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici, a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric e alguns trabalhos desenvolvidos na área da Educação Matemática. Participaram da pesquisa 121 sujeitos, todos professores de matemática das redes pública ou privada de ensino, da região metropolitana do Recife. Utilizamos no levantamento dos dados um questionário de associação livre e na análise dos dados um software estatístico, o Trideux. Nas categorias que resultaram da análise das representações sociais sobre o aluno da escola pública, percebemos a existência de duas representações distintas: uma centrada no aluno e outra no contexto no qual o indivíduo está inserido. Quando comparamos com as representações sobre o aluno da escola privada, estas possuem uma conotação geral mais positiva em relação ao contexto social e negativa em relação ao aluno
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4634
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5699_1.pdf539,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.