Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46312

Comparte esta pagina

Título : Manutenção de edifício apoiada no modelo BIM : estudo de caso no LITPEG
Autor : ROCHA, Leonardo Lacerda
Palabras clave : BIM; Manutenção; IFC; Interoperabilidade; Cobie; LOD
Fecha de publicación : 13-feb-2020
Citación : ROCHA, Leonardo Lacerda. Manutenção de edifício apoiada no modelo BIM: estudo de caso no LITPEG. 2022. 140f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Com o surgimento do conceito Building Information Modeling (BIM) e a evolução tecnológica, um dos desafios explorados é encontrar soluções para dinamizar a troca de informações ao longo do ciclo de vida da construção entre as partes intervenientes. A colaboratividade entre os responsáveis é necessária ao longo dos processos de projeto e de construção, que são extensos e requerem inúmeras especificações e tomada de decisões. Sendo assim, a interoperabilidade é uma das possibilidades a ser exploradas pelos ativos, já que permite uma troca de informações eficaz e simplificada através de um modelo de formato aberto padrão e acessível à todas plataformas BIM. Devido à modelagem paramétrica, os softwares BIM geram projetos ricos em informações, criados a partir de parâmetros atribuídos, de relacionamentos entre os elementos do modelo e as diversas ferramentas do software. Essas informações podem ser extraídas através desse formato aberto, chamado IFC, que traduz o modelo paramétrico em linhas de código por meio de uma linguagem padrão. Para esse fim, emprega-se uma ferramenta que agrega as informações geradas ao longo das etapas de projeto e execução de uma construção chamada COBie, Construction Operation Building information exchange. O COBie é um meio de extrair informações relativas à construção, operação e manutenção da edificação. Para o gerenciamento da manutenção, a forma mais comum de coleta de dados para inserir nos softwares de gestão utilizado é realizado de forma manual e demanda esforços e tempo desnecessários. Por meio do COBie, esse processo pode ser realizado de forma automatizada e sistemática, através desse como fonte de dados procedentes diretamente do modelo. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso de um AsBuilt do LITPEG (Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustível) sediado na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O modelo foi feito através do software Revit da AUTODESK e utilizou-se do mesmo programa para mudar parcialmente o nível de desenvolvimento (LOD) do projeto executivo de um LOD 350 para o LOD 500 e atribuir dados aos elementos de projeto em suas propriedades e que estas serão extraídas do modelo através do COBie. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal extrair as informações do projeto do LITPEG através do COBie em formato de planilha. O método empregado visa fomentar o uso dessa ferramenta e auxiliar o usuário do software a configurar, classificar e atribuir informações aos elementos do projeto no modelo conforme as especificações do as built. O resultado obtido foram planilhas/COBie extraídas automaticamente do modelo em formato padronizado, com informações não geométricas adicionadas aos elementos do modelo e que servirão como fonte de dados para trabalhos futuros aplicar estas informações em softwares que atuam no gerenciamento da manutenção.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46312
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LEONARDO LACERDA ROCHA-MANUTENCÃO DE EDIFÍCIO APOIADA NO MODELO BIM_ ESTUDO DE CASO NO LITPEG.pdf15,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons