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Título : Indicadores de suporte às políticas de transporte orientadas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável
Autor : AMORIM, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães
Palabras clave : Engenharia Civil; Política de transportes; Agenda 2030; Objetivos do desenvolvimento sustentável; Ferramenta de indicadores; Indicadores sistêmicos
Fecha de publicación : 27-jun-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : AMORIM, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães. Indicadores de suporte às políticas de transporte orientadas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta tese propõe uma Ferramenta de Indicadores para dar suporte às ações prévias e de monitoramento de políticas de transportes, tendo em vista o alcance da Agenda 2030 da ONU. Por meio da revisão bibliográfica realizou-se uma Análise Bibliométrica (Análise de Redes e de Cluster) e uma Análise de Narrativas. Constatou-se que intervenções no setor dos transportes podem contribuir para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ademais, dividiu-se os ODSs em quatro Grupos Temáticos. A Análise de Narrativas permitiu a proposição de 30 Medidas Complexas para dar suporte às políticas de transportes, divididas em seis Grupos Temáticos. Com base na leitura da própria Agenda 2030, determinaram-se 95 Metas da Agenda 2030 como dependentes de intervenções de políticas de transportes, divididas em quatro níveis de vinculação. Tanto as Medidas Complexas, como as 95 Metas foram validadas por análise de 19 especialistas acadêmicos em transportes e/ou sustentabilidade. Com foco no contexto brasileiro, os especialistas foram convidados ainda a analisarem uma matriz de Grupos de Medidas vs. Grupos de ODSs, por meio de uma escala Likert. Além disso, propuseram hierarquizações para os ODSs com base nos Grupos Temáticos, distribuindo 1.000 pontos entre vetores de ODSs. Essa análise viabilizou a construção de uma métrica para a proposição da Ferramenta de Indicadores. Assim, 33 Metas de Transportes foram propostas, embasando a proposição de 40 Indicadores de Transportes, divididos entre os Grupos Temáticos de ODSs e em dois níveis (essenciais e adicionais). A Ferramenta proposta possui um caráter sistêmico e estratégico, sendo abrangente, adaptável e flexível, podendo ser aplicada em níveis urbanos e regionais. Devido às suas características, é possível monitorar até mesmo apenas um Indicador, sem prejuízo metodológico. Além de monitorar a evolução das políticas de transportes na direção da busca por uma maior sustentabilidade, a Ferramenta proposta é importante para elaboração de políticas e para a determinação de ações prioritárias. Para fins de monitoramento, a ferramenta deve ser aplicada periodicamente, visando resultados melhores a cada período de medição. Resultados obtidos em diferentes contextos podem ser comparados desde que tenham mensurado o(s) mesmo(s) Indicador(es) de Transportes. Dentre várias possibilidades de trabalhos futuros, destaca-se a elaboração de uma ferramenta de indicadores sintéticos, embasada na ferramenta sistêmica proposta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46297
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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