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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4627
Title: A prática docente da EJA: o caso da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru
Authors: da Conceição Valença da Silva, Maria
Keywords: Penitenciárias; Educação escolar; Sistema penitenciário Implicações do âmbito prisional; Construção histórico/teórica; Educação de jovens e adultos
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Conceição Valença da Silva, Maria; Francisco de Souza, João. A prática docente da EJA: o caso da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: A pesquisa buscou compreender a prática docente da Educação de Jovens e Adultos/EJA na Penitenciária Juiz Plácido de Souza/PJPS, situando-a no interior da finalidade da educação. Discutimos o conceito de EJA, buscando entender a sua expressão no âmbito prisional. Abordando a investigação a partir da visão dialética freireana, refletimos a finalidade da educação escolar, com ênfase na finalidade da escola na prisão. Nessa construção, analisamos a organização e a efetivação do trabalho das professoras em sala de aula. Como procedimentos, numa aproximação com o estudo etnográfico, valemo-nos da observação, do questionário, da entrevista, da análise documental e de seminários. O estudo revelou que, intencionalmente, a prática docente da EJA na PJPS aproxima-se de uma concepção de educação transformadora, cuja finalidade é contribuir com a (re)construção de atitudes e de valores dos presos/alunos. Identificamos esse mesmo ideal nos documentos da Secretaria de Educação e Cultura/SEC e da Secretaria de Defesa Social/SDS de Pernambuco. Contudo, esses documentos e seu ideário não são trabalhados sistematicamente com as professoras. Elas exercem a docência de acordo com as possibilidades existentes em suas condições de trabalho, bem como dos livros didáticos de que dispõem e da sua compreensão do que deve ser a educação e, especialmente, a escolarização no nível inicial. Nesse processo, vão enfrentando as situações a partir dos saberes elaborados nas experiências do dia-a-dia e como permitem a situação profissional e de trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4627
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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