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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46262

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Título: Investigação das causas dos acidentes da BR-101 no Km/71 - PE.
Autor(es): MORAIS, Johnson Marques de
CIPRIANO, Manuela Lima
Palavras-chave: Engenharia Civil; BR 101 - Acidentes; BR 101 – Condições do pavimento; BR 101 – Causas dos acidentes.
Data do documento: 23-Fev-2015
Citação: MORAIS, Johnson Marques de; CIPRIANO, Manuela Lima. Investigação das causas dos acidentes da BR-101 no Km/71 - PE. 2015. 58p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Abstract: O presente trabalho tem a finalidade de aprofundar as pesquisas iniciadas ainda no ano de 2014, com a orientação do Professor Maurício Pina, sobre as causas de acidentes rodoviários na BR 101 com as condições de utilização dessa estrada. O docente trata do tema através frequentes pesquisas aplicadas por alunos da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE desde o ano de 2007.O tema é relevante em virtude dos altos índices de acidentes nas rodovias – principalmente naquelas geridas pelo governo federal. Nesse contexto, as pesquisas desencadeadas pela ideia do projeto têm o objetivo de apresentar a população à importância do monitoramento das condições dos pavimentos no país. Para realizar uma análise estatística sobre o número de acidentes na rodovia, selecionou-se um trecho com 01 (um) quilômetro de pavimento, localizado na região metropolitana do Recife em área de grande circulação de veículos. Dessa forma, procurando correlacionar a intercorrência de acidentes de trânsito em tal trecho com as condições de uso do pavimento o tema foi desenvolvido. O trabalho acadêmico foi executado com auxílio das normas DNIT 061/2014 e DNIT 062/2014 – PRO que determina o procedimento para a obtenção do ICP (Índice de Condição do Pavimento). Tal índice permite identificar o estado de conservação de um pavimento e sua relação com a ocorrência de acidentes nas vias. Além disso, a obra também identificou, entre outros, aspectos que se associam aos acidentes de trânsito: sinalização, drenagem e projeção geométrica do trecho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46262
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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