Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46259
Share on
Title: | Ser ou não ser universidade pública empreendedora, eis a questão : estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco |
Authors: | SILVA, João Paulo Oliveira da |
Keywords: | Universidades e faculdades públicas - Pernambuco; Empreendedorismo - Pernambuco; Universidades e faculdades - Planejamento; Organização |
Issue Date: | 28-Apr-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, João Paulo Oliveira da. Ser ou não ser universidade pública empreendedora, eis a questão: estratégia e estrutura em um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Ser ou não ser Universidade Pública Empreendedora, eis a questão! Esse estudo inicia contemplando o contexto histórico de criação das Universidades bem como do entendimento e evolução de termos como Empreendedorismo e Inovação ao longo do tempo. Com o objetivo de entender como se dá essa interação entre estratégia e estrutura rumo a uma Universidade Empreendedora, esta pesquisa conta com embasamento teórico da Universidade Empreendedora como uma estratégia organizacional, além de cotejar teorias afeitas à relação entre estrutura e estratégia em teóricos como Chandler e Mintzberg. O desenho metodológico empregou pesquisa com abordagem qualitativa como estudo de caso Incorporado, analisando a UFPE e sua formatação multicampi. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa básica do tipo descritiva e documental, na qual foram acessados documentos e entrevistados nove gestores em várias posições na estrutura, tanto nos Campus quanto na reitoria. Os principais resultados apontam um esforço no direcionamento rumo à Universidade Empreendedora, com diversas ações e mudanças que corroboram nesse caminho, como a criação de unidades organizacionais especializadas e incorporação de objetivos vinculados ao empreendedorismo e inovação. Destaca-se a centralidade do docente na organização e em todas as instâncias decisórias, o que nesta pesquisa restou analisado como um dificultador da mudança: quer seja por sua presença em toda dinâmica decisória, quer pelo tipo de decisões (colegiadas). Percebeu-se, ainda, que os Campus apresentam estruturas semelhantes mas com singularidades, especialmente aqueles com uma inclinação histórica ao empreendedorismo, incorporando em sua estrutura especializações da Reitoria, numa espécie de replicação estrutural. Recomenda-se pesquisas comparativas com instituições de formação superior que logram objetivos satisfatórios e não-satisfatórios, relacionando casuísticamente ações, estrutura e resultados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46259 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Paulo Oliveira da Silva.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License