Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4625
Título: O projeto Camaragibe Conta, Canta e Encanta e a relação prática pedagógica e cultura popular
Autor(es): da Conceição dos Reis, Maria
Palavras-chave: Prática pedagógica;Cultura popular;Cultura
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Conceição dos Reis, Maria; Maria Monteiro Silva, Aída. O projeto Camaragibe Conta, Canta e Encanta e a relação prática pedagógica e cultura popular. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O direito à cultura, como oportunidade de expressão e vivência da cultura popular, é oficializado em documentos proclamados mundialmente. Relacionando o referido assunto com a educação brasileira, é possível encontrar respaldos legais no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Estatuto da Criança e do Adolescente. É por esse significativo respaldo que este estudo se justifica, com o objetivo de compreender a relação prática pedagógica-cultura popular nas escolas públicas municipais de Camaragibe, PE, tendo como objeto de análise, o Projeto Camaragibe Conta, Canta e Encanta implementado pela Secretaria Municipal de Educação. Como categorias teóricas, são identificadas: cultura, cultura popular e prática pedagógica que serão aprofundadas sob a perspectiva dos autores: Fávero (1983), Chauí (1987), Schelling (1990), Forquin (1993), Veiga (1994), Tardif (2000), Saviani (2002), entre outros. Em busca das respostas, a pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, através do estudo de caso, com a articulação de procedimentos metodológicos como observação participante, entrevista do tipo semi-estruturada e análise de documentos, analisando-se todos esses instrumentos à luz do referencial teórico. Com este estudo, compreende-se que há uma significativa relação entre prática pedagógica e cultura popular enquanto uma proposição bastante eficiente na valorização do contexto sociocultural e da identidade dos alunos em escolas da cidade de Camaragibe, Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4625
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5692_1.pdf684,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.