Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46209
Comparte esta pagina
Título : | Zama como ficção de (anti)fundação : o entre-lugar neobarroco do “Asqueroso Mirón” |
Autor : | MARTINS, Livânia Régia da Silva |
Palabras clave : | Zama; América Latina; Anti-ficção; Identidade; Neobarroco |
Fecha de publicación : | 5-mar-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MARTINS, Livânia Régia da Silva. Zama como ficção de (anti)fundação: o entre-lugar neobarroco do “Asqueroso Mirón”. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O último vice-reinado da América Latina, finais do século XVIII, é alvo da mirada do argentino Antonio Di Benedetto em Zama (2011 [1956]). Um rebuliço reconstruído sob as luzes do paródico monstruoso caracteriza a trama na qual o narrador-protagonista navega por entre-lugares ao expor o erotismo contextual fragmentado e em ruínas. Nessa perspectiva, a presente investigação propõe reflexões sobre o protagonista que se exalta como “el bravío”, o doutor Dom Diego de Zama, para conduzir a discussão sobre a sua identidade fragmentada, construída por meio da comunidade imaginada sob o estilo neobarroco. Através da narrativa de Di Benedetto notamos as provocações de um assessor letrado condicionado ao poder colonial, envolvido em uma jornada complexa entre relações colonizador-colonizado, a qual gira em torno de diversas cosmogonias, e situada no espaço fronteiriço hoje conhecido como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. “El asqueroso mirón”, o Diego de Zama, nesse contexto, revela nuances do seu cotidiano enigmático através da erotização de situações e pensamentos sobre seu percurso nesse mundo em ruínas camufladas por narrativas romantizadas. Um letrado de olhos aguçados compartilha seus conhecimentos a favor de colonizadores, que negam a concretização dos desejos do protagonista ao longo de suas vivências e nos convoca a pensar os paradigmas que a realidade sociocultural e histórica impõe por meio do poder econômico e midiático até os dias de hoje. Nesse sentido, para compor as discussões, Doris Sommer (2004) será visitada sob a perspectiva das narrativas de ficções fundacionais da América Latina. Benedict Anderson (1989) será relevante para o escopo que refletirá a comunidade imaginada desmascarada pelo protagonista. Calabrese (2012) e Severo Sarduy (2011) serão imprescindíveis para a discussão estilística da narrativa, na qual situa o neobarroco latino-americano. Silviano Santiago (2000) e Homi Bhabha (2003) formarão parte da discussão do entre-lugar do anti-herói fragmentado. Finalmente, por meio desse estudo, rastreamos possibilidades de pensar narrativas ambientadas entre fins de colônia e início dos movimentos de independência dos países da América Latina, através de imaginários que reelaboram e descortinam o mundo não explorado pelas ficções fundacionais incorporados à estética neobarroca. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46209 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Livânia Régia da Silva Martins.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons