Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4618
Título: Pós-Graduação Lato Sensu como formação continuada: um estudo da experiência de curso na UFPE
Autor(es): Paulino Peixoto Filho, José
Palavras-chave: Pós-Graduação Lato Sensu;Educação;Formação de Professores
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paulino Peixoto Filho, José; Maria de Oliveira Melo, Márcia. Pós-Graduação Lato Sensu como formação continuada: um estudo da experiência de curso na UFPE. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este estudo analisou a experiência de curso de especialização lato sensu no Cento de Educação da UFPE. Buscou compreender em que modelo esse curso vem se expressando. Se enquanto formação continuada articulada a uma proposta orgânica ou por demandas espontâneas. Para tanto, objetivou analisar os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a proposta do Curso de Especialização em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, considerando as influências do contexto universitário e societário. O caminho metodológico que deu suporte teórico para leitura, análise e interpretação foi a Técnica de Análise de Conteúdo, Bardin (1979), Vala (1999) e Franco (2003), o que fez emergir as categorias teóricas: formação continuada, profissionalização docente, especialização lato sensu e o papel social da universidade no atendimento a essas demandas. Os resultados da pesquisa revelam que, apesar da expressiva demanda, a especialização lato sensu ocorre no interior da universidade de forma fragmentada, sem vínculo orgânico com os sistemas de ensino, mesmo que o debate crítico e a legislação vigente já apontem para sua realização de forma mais articulada. Os resultados apontam para a necessidade de reconceituá-la, recriá-la e aperfeiçoá-la, adaptando-a aos processos de aprendizagens articulados entre ensino, pesquisa e extensão, compatíveis com as exigências por enfoques globais e complexos de formação nos novos tempos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4618
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5687_1.pdf748,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.