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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorMELO, Laryssa Rebeca de Souza-
dc.date.accessioned2022-09-02T14:43:43Z-
dc.date.available2022-09-02T14:43:43Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationMELO, Laryssa Rebeca de Souza. Avaliação da satisfação dos cursistas sobre a formação enfrentamento e cuidado da obesidade na atenção básica em Pernambuco e seus elementos em um ambiente virtual de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46143-
dc.description.abstractA Atenção Básica (AB) é um campo privilegiado para o desenvolvimento de ações na qualificação dos processos de trabalho, permitindo a ampliação da resolutividade dos casos de obesidade e suas comorbidades. Nesse âmbito destaca-se a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino vinculados à Educação Permanente em Saúde (EPS). Esse trabalho objetivou avaliar a satisfação dos cursistas em relação à estratégia, ferramentas e a interface de aprendizagem, assim como ao conteúdo do curso "Enfrentamento e Cuidado da Obesidade na Atenção Básica em Pernambuco" e suas possibilidades de interações. Trata-se de uma pesquisa aplicada e multimétodo de produção tecnológica. No momento inicial da pesquisa denominado de “diagnóstico”, foi aplicado aos cursistas dois instrumentos com intuito de caracteriza-los e analisar a familiaridade dos mesmos com temáticas relacionadas ao conceito ampliado de saúde no contexto da obesidade. O curso foi estruturado na plataforma Moodle e foi considerado uma ferramenta intervencional, sendo avaliado a partir de um inquérito que contempla os elementos constitutivos do design instrucional e analisado através do Ranking Médio (RM). Esse estudo beneficiou diferentes categorias profissionais da capital ao interior do estado de Pernambuco. Em sua maioria, foi relatado haver afinidade com cursos à distância. Todavia, também foi apontado pouca participação em formações dessa modalidade sobre a temática trabalhada. Observou-se nuances de invisibilidade da problemática da obesidade nos processos de trabalho da AB e pouca familiaridade com temas relacionados a esse contexto (4,4% desejável para a prática profissional). A proposta de design instrucional alcançou resultados satisfatórios ao atingir o Ranking Médio Questionário (RMQ) igual a 4,73 e apresentar concordância elevada em todas as dimensões (estratégia de aprendizagem, conteúdo trabalhado, ferramentas de aprendizagem e interface de aprendizagem). Foi demonstrado que o uso de fóruns, imagens, vídeos e outras ferramentas criativas, foram essenciais para a qualidade do curso. Embora que a taxa de evasão final tenha sido 47,4%, foi visto que os alunos ativos foram comprometidos e participativos. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para futuras reflexões e aprofundamentos nas questões referentes às demandas de cursos estruturados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Além disso, que a intervenção proposta possa gerar mudanças positivas para o enfrentamento e cuidado da obesidade na vida dos profissionais da saúde de Pernambuco e nas suas práticas profissionais, impactando no cuidado ampliado com o paciente obeso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos cursistas sobre a formação enfrentamento e cuidado da obesidade na atenção básica em Pernambuco e seus elementos em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUZA, Nathália Paula de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7179621497878682pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Nutricaopt_BR
dc.description.abstractxPrimary Care (BH) is a privileged field for the development of actions in the qualification of work processes, allowing the expansion of resolutivity in cases of obesity and its comorbidities. In this context, the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching processes linked to Permanent Health Education (PHE) stands out. This work aimed to evaluate the satisfaction of students regarding the strategy, tools and learning interface, as well as the content of the course "Enfrentamento e Cuidado da Obesidade na Atenção Básica em Pernambuco" and its possibilities of interactions. This is an applied multi-method research of technological production. In the initial moment of the research called "diagnosis", two instruments were applied to the students in order to characterize them and analyze their familiarity with themes related to the expanded concept of health in the context of obesity. The course was structured in the Moodle platform and was considered an interventional tool, being evaluated from a survey that contemplates the constitutive elements of the instructional design and analyzed through the Medium Ranking (MR). This study benefited different professional categories from the capital to the interior of the state of Pernambuco. Most of them reported an affinity with distance learning courses. However, it was also pointed out that there was little participation in this kind of training on the theme. We observed nuances of invisibility of the problem of obesity in the work processes of the PCU and little familiarity with topics related to this context (4.4% desirable for professional practice). The instructional design proposal achieved satisfactory results by reaching a Questionnaire Mean Ranking (RMQ) equal to 4.73 and presenting high agreement in all dimensions (learning strategy, content, learning tools and learning interface). It was shown that the use of forums, images, videos and other creative tools, were essential to the quality of the course. Although the final dropout rate was 47.4%, it was seen that the active students were committed and participative. It is hoped that this research can contribute to future reflections and deepening on issues concerning the demands of courses structured in Virtual Learning Environments (VLE). In addition, the proposed intervention may generate positive changes for the confrontation and care of obesity in the lives of health professionals in Pernambuco and in their professional practices, impacting on extended care with the obese patient.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8716661898771115pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Nutrição

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