Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46099

Comparte esta pagina

Título : Cálculo de capacidade de carga e dimensionamento de fundações profundas para um edifício com múltiplos pavimentos.
Autor : SILVA JÚNIOR, Raimundo Paulo da
Palabras clave : Fundações (Engenharia); Estacaria (Engenharia civil); Estacas de concreto; Modelagem
Fecha de publicación : 17-jul-2018
Citación : SILVA JÚNIOR, Raimundo Paulo da. Cálculo de capacidade de carga e dimensionamento de fundações profundas para um edifício com múltiplos pavimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : Os esforços oriundos das edificações são transmitidos para o solo através das fundações, estas têm uma grande importância para o bom desempenho de toda a obra. O trabalho estudou a capacidade de carga do solo e dimensionamento das fundações de um edifício com múltiplos pavimentos, construído e localizado na cidade de Caruaru-PE, utilizando os métodos semi-empíricos para cálculo da capacidade de carga, e posteriormente via planilha de cálculo dimensionou-se as fundações (tipo profunda). O trabalho teve início com a modelagem da superestrutura do prédio que possui 18 pavimentos dos quais: 13 são pavimentos tipo, 3 pavimentos garagem e 1 pavimento baldrame, sendo todo o edifício dimensionado utilizando o software comercial (Eberick da AltoQI). De posse das cargas que chegam ao nível das fundações, pôde-se dimensionar a infraestrutura (blocos/estacas). O referido edifício foi relocado sobre um perfil de solo idealizado baseado em sondagens de um solo típico da cidade de Taguatinga-DF. Este solo possui características que viabilizam se trabalhar com fundações profundas. Este solo foi inicialmente estudado por Soares (2004), a partir resultados de furos de sondagem SPT. Com as características de resistência e deformabilidade do solo, obteve-se a capacidade de carga deste. O cálculo de capacidade de carga foi feito através de planilhas de cálculo, sendo uma delas disponibilizada pelo professor doutor Gérson Jacques Miranda dos Anjos (UFPA), onde são utilizados diversos métodos de cálculos, e uma outra desenvolvida por este autor (com base no método de AOKI-VELLOSO (1975)), sendo feita a comparação entre estas planilhas e discursões pertinentes. A capacidade de carga do solo dá embasamento para se determinar o número de estaca por bloco de coroamento, e assim será estabelecido o tipo de bloco. O dimensionamento destes blocos, foi feito através de duas planilhas de cálculo, sendo uma planilha fornecida pelo professor doutor John Eloi Bezerra e outra desenvolvida no presente estudo. Os resultados obtidos nas planilhas apresentaram valores muito próximos, tanto em termos de capacidade de carga, quanto de dimensionamento das fundações, mostrando que as mesmas utilizaram as teorias clássicas de cálculo de fundações e sua aplicabilidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46099
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA JÚNIOR, Raimundo Paulo da.pdf4,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons