Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4609
Title: A prática docente do professor iniciante
Authors: Maria Gonçalves Soares, Cristiane
Keywords: Educação; Caracterização professor iniciante; Ens Fundamental
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Gonçalves Soares, Cristiane; Martins de Araújo, Clarissa. A prática docente do professor iniciante. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Essa investigação tem como objetivo compreender a prática docente dos professores dos primeiros ciclos do ensino fundamental, iniciantes na carreira docente, a partir de sua inserção na escola. Realizamos estudo de caso de quatro professoras iniciantes na carreira docente, em três escolas da rede municipal do Recife, com base em observações realizadas em sala de aula e nas escolas, seguidas de entrevistas. Partindo do pressuposto de que os professores na fase inicial da carreira docente são sujeitos mobilizadores de questionamentos e reflexões, tanto de sua formação inicial quanto da realidade encontrada nas práticas cotidianas da escola em que trabalham, desenvolvemos uma análise de suas primeiras experiências em sala de aula e na escola. Buscamos identificar o papel da organização escolar, as necessidades dos professores e a reflexão que fazem sobre a formação inicial. Os dados evidenciaram que apesar das escolas exercerem um papel central na inserção do professor no mundo do trabalho docente não têm clareza de sua importância e não vêm desenvolvendo ações no sentido de provocar reflexões sobre as práticas pedagógicas cotidianas de seus membros. Nesse estudo, evidenciamos também que as primeiras experiências das professoras iniciantes são marcadas pelas práticas cotidianas que se desenvolvem no contexto da escola onde trabalham e, portanto, são vividas de formas tão diferenciadas quanto os espaços onde se situam. Em relação às reflexões que essas professoras fazem sobre a formação inicial, fica evidente a necessidade de se criarem mecanismos que promovam a aproximação dos futuros docentes com as práticas cotidianas vividas pelos professores em seu contexto escolar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4609
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5681_1.pdf575.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.