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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46079
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Title: | Processo educativo com a equipe de enfermagem sobre comunicação e letramento em saúde na emergência pediátrica |
Authors: | SOARES, Adélia Karla Falcão |
Keywords: | Comunicação em Saúde; Letramento em Saúde; Criança Hospitalizada; Emergências; Enfermagem Pediátrica |
Issue Date: | 3-May-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOARES, Adélia Karla Falcão. Processo educativo com a equipe de enfermagem sobre comunicação e letramento em saúde na emergência pediátrica. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A assistência destinada à criança em um contexto de emergência, exige da equipe de saúde uma atuação rápida e eficiente, para minimizar as situações de risco de morte. Nesse cenário, o profissional precisa desenvolver o cuidado técnico e emocional, estabelecer vínculos de confiança com a criança/família e aperfeiçoar o processo de comunicação e letramento em saúde com a criança e suas particularidades. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições de um processo educativo com a equipe de enfermagem sobre comunicação e letramento em saúde no contexto de uma emergência pediátrica. Trata-se de uma pesquisa participativa em saúde, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um processo educativo realizado em um hospital do município de Recife-PE, nos meses de agosto a novembro de 2021. A pesquisa ocorreu em quatro etapas: 1- Revisão integrativa; 2- Planejamento da ação educativa; 3-Exploração da realidade por meio de pequenos grupos operativos; 4- Avaliação da intervenção durante todo o processo formativo. Participaram 10 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem, selecionados de forma intencional. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de grupos operativos a partir de sessões grupais desenvolvidas durante os encontros presenciais e no ambiente de trabalho ao longo do processo educativo. A análise dos dados seguiu as etapas propostas por Graham Gibbs (2009): codificação linha por linha, categorização dos temas e análise dos dados analíticos. Nesse processo foi usado o software atlas. ti (versão 8.0), para a codificação e recorte dos núcleos de sentido, os dados empíricos foram articulados com os conceitos da educação permanente, comunicação em saúde e o construto do letramento em saúde. Na codificação dos dados foram gerados 1014 códigos descritivos, destes 997 códigos foram selecionados e agrupados em 12 grupos de códigos que deram origem às 4 categorias temáticas: 1- Resgatando a criança interior dos profissionais de enfermagem; 2- Desenvolvendo a empatia com a crianças/família; 3- Comunicação e letramento em saúde; 4- Novas ações a partir dos conhecimentos construídos. O processo educativo contribuiu para o ensino-aprendizagem dos participantes, aperfeiçoando os conhecimentos já adquiridos e potencializando a comunicação e o letramento em saúde entre a equipe de enfermagem e a criança/família no contexto de uma emergência pediátrica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46079 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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