Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46031

Compartilhe esta página

Título: Qualidade de vida dos professores : construção de uma plataforma online para o autocuidado
Autor(es): PEREIRA, Livia de Moraes
Palavras-chave: Professores – Stress ocupacional; Qualidade de vida no trabalho; Bem-estar
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Livia de Moraes. Qualidade de vida dos professores: construção de uma plataforma online para o autocuidado. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A profissão docente passa por muitos desafios sociais e pessoais. Manter o entusiasmo, a verdade, o conhecimento e a criatividade não é fácil. É uma tarefa árdua, com desafios e conquistas. Mas, para um trabalho efetivo é necessário a busca salutogênica diariamente. Com o intuito de contribuir com a saúde física e psíquica dos professores foi construída uma plataforma online contendo atividades, informações, conteúdos, cursos e encontros que auxiliem no autocuidado e no bem-estar dos professores. Um diagnóstico online construído pelo Google Forms, contendo perguntas relacionadas a percepção profissional e pessoal dos professores foi realizado para o auxílio dos conteúdos da plataforma. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, desvalorização social, infraestrutura precária, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos) são alguns contextos diários e desafiadores relatados pelos participantes. Os resultados auxiliaram na construção da plataforma “Autoeducar”, que foi construída a partir da plataforma Wix. As atividades propostas visam trabalhar de forma integral no ser humano, tendo como inspiração a filosofia antroposófica. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando alguns objetivos de desenvolvimento sustentável, como saúde, bem-estar e educação de qualidade.
Descrição: SEVERO, Bruno, também é conhecido em citações bibliográficas por: GOMES, Bruno Severo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46031
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lívia de Moraes Pereira.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons