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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46006

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorSILVA, Sheysiane Taynan Gomes Florêncio da-
dc.date.accessioned2022-08-26T19:06:04Z-
dc.date.available2022-08-26T19:06:04Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.citationSILVA, Sheysiane Taynan Gomes Florêncio da. Produção do Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental: algumas ações propositivas. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46006-
dc.description.abstractO ensino da produção textual na escola têm se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9o ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTCFpt_BR
dc.titleProdução do Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental : algumas ações propositivaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303013681642966pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of textual production at school has been defined as a challenge for teachers, especially for those who work in the 9th grade of elementary school in the public school system of Pernambuco, since they are faced with the challenge of preparing their students for the production of an Elementary School Completion Paper (TCF). Knowing, then, the importance of collaborating with this writing process, we propose this qualitative, interventionist study, which aims to contribute to the production of writing in the TCF genre and, at the same time, cooperate with the development of argumentative resources, considering thesis defense, argumentation and counter-argumentation, as well as resources and argumentative ones. In addition to helping them to broaden their critical, questioning look and the positioning of the themes that will be researched. To do so, we rely on scholars such as Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Nascimento (2019) and others to reflect on conceptions of written production, teaching, assessment and revision and we support the needs of proposed arguments. by Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and Koch and Elias (2009, 2018), among other authors. On the interactionist conception of gender, we present the contributions of Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) and others. As an interventionist didactic proposal, we used a didactic sequence adapted from Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This study intends to bring methodological contributions to the work with the TCF genre, about which the information is still incipient, and to prepare students for formal and/or argumentative textual productions at school and outside it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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