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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971
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Título: | Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação |
Autor(es): | MOREIRA, Anderson da Mota |
Palavras-chave: | Física (Ensino médio); Didática (Ensino médio); Óptica geométrica; Lentes; Métodos de simulação; Aprendizagem experimental |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MOREIRA, Anderson da Mota. Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com estudantes da 3a Série do ensino médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
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