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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREITAS, João Francisco Liberato de | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Anderson da Mota | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T14:38:35Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T14:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Anderson da Mota. Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971 | - |
dc.description.abstract | O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com estudantes da 3a Série do ensino médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Didática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Lentes | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.title | Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5831997592400271 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4856742138587068 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of didactic sequences has gained increasing strength in pedagogical work, as they allow students and teachers a simple and organized path in the search for processes that result in meaningful learning. This work shows the application of a didactic sequence for the teaching of geometrical optics focused on lenses that was developed with 3rd grade high school students. Throughout this sequence, emphasis was placed on theoretical knowledge, experimental activities, that is, we emphasize student development through the practice of do-it-yourself, baptized as maker culture, use of simulation and research on the application of themes in everyday situations with a view to to develop a critical view of students on the application of physical concepts. Ausubel's theory of meaningful learning, implemented and ramified by Moreira in Brazil, and Bruner's theory of teaching are the theoretical foundations that support the entire path covered in this work. The evaluation of this activity was carried out throughout the entire process of implementing the didactic sequence, paying attention to the search for different evaluative instruments, in order to perceive signs of the existence of significant critical learning in the students' responses. With the use of different evaluation instruments, we can affirm that the didactic sequence was successful in its application, from the results presented in the summative evaluations, as well as the results obtained from the maker practices, to the students' ability to behave in a reflective and critical way, in relation to their perception and the use of knowledge in their daily lives. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Anderson da Mota Moreira.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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