Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorMOREIRA, Anderson da Mota-
dc.date.accessioned2022-08-25T14:38:35Z-
dc.date.available2022-08-25T14:38:35Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationMOREIRA, Anderson da Mota. Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971-
dc.description.abstractO uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com estudantes da 3a Série do ensino médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectLentespt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.titleSequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5831997592400271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of didactic sequences has gained increasing strength in pedagogical work, as they allow students and teachers a simple and organized path in the search for processes that result in meaningful learning. This work shows the application of a didactic sequence for the teaching of geometrical optics focused on lenses that was developed with 3rd grade high school students. Throughout this sequence, emphasis was placed on theoretical knowledge, experimental activities, that is, we emphasize student development through the practice of do-it-yourself, baptized as maker culture, use of simulation and research on the application of themes in everyday situations with a view to to develop a critical view of students on the application of physical concepts. Ausubel's theory of meaningful learning, implemented and ramified by Moreira in Brazil, and Bruner's theory of teaching are the theoretical foundations that support the entire path covered in this work. The evaluation of this activity was carried out throughout the entire process of implementing the didactic sequence, paying attention to the search for different evaluative instruments, in order to perceive signs of the existence of significant critical learning in the students' responses. With the use of different evaluation instruments, we can affirm that the didactic sequence was successful in its application, from the results presented in the summative evaluations, as well as the results obtained from the maker practices, to the students' ability to behave in a reflective and critical way, in relation to their perception and the use of knowledge in their daily lives.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Anderson da Mota Moreira.pdf3,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons