Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954

Share on

Title: O lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações.
Authors: SILVA, Alcicleide Ramos da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Jogos educativos; Frações; Aprendizagem
Issue Date: 28-Jun-2018
Citation: SILVA, Alcicleide Ramos da. O lúdico como ferramenta de intervenção no ensino do conceito de fração: bingo de frações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: São muitas as dificuldades que os estudantes encontram na aprendizagem da matemática, diante disso, faz-se necessário que o professor buscar maneiras diferentes de abordar os conteúdos. Assim, o objetivo desse trabalho foi verificar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem das frações. A metodologia utilizada para o alcance do objetivo foi através de um pré-teste, um bingo de frações, um pós-teste e um questionário aplicados em uma turma de Ensino Fundamental de uma escola do município de Cupira – PE. Os resultados obtidos através do pré-teste e pós-teste mostraram que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem, além de ter sido exposta uma melhora também na atenção dos mesmos as atividades, bem como melhora na socialização da turma. Concluímos, observando os resultados, que além de maior aprendizado frente à temática trabalhada, os educandos se divertiram aprendendo e compartilhando conhecimento. Ressaltamos, assim, a importância de se trabalhar com recursos didáticos diversificados nas aulas de matemática, propiciando uma aprendizagem como mais significado e uma sólida construção do conhecimento matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45954
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Alcicleide Ramos da.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons