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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45894
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Maurício Renato Pina | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Marcelo de Queiroga Alencar | - |
dc.contributor.author | MELO, Thiago da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T22:05:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T22:05:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcelo de Queiroga Alencar; MELO, Thiago da Costa. Investigação das causas dos acidentes da BR- 101, Km 77. 2014. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45894 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de dar continuidade a pesquisa iniciada no ano 2012 pelo professor Maurício Pina, que através da investigação das causas dos acidentes na BR-101 pretende correlacioná- las com as condições de uso das estradas, conscientizando a população da necessidade real de monitoramento das condições das estradas do país, a principal matriz de transporte do Brasil. Através de análise estatística do número de acidentes foi selecionado um trecho da parte da rodovia em questão que corta a região metropolitana do Recife como objeto de estudo do presente trabalho de conclusão de curso. Seguindo as normas vigentes dos órgãos competentes foram realizadas análises no tocante a condição do pavimento, através da norma do DNIT 062/2004 – PRO, que determina o procedimento para obtenção do ICP (índice de condição do pavimento), índice que avalia o conforto e segurança do usuário ao trafegar na via; observou-se também os aspectos relevantes para avaliar de as condições de trafego nas rodovias, como: Sinalização, Drenagem e projeto geométrico do trecho. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Acidentes na BR - 101 | pt_BR |
dc.subject | Condição do pavimento | pt_BR |
dc.subject | Causas dos acidentes na BR | pt_BR |
dc.title | Investigação das causas dos acidentes da BR- 101, Km 77. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aims to continue the research initiated in 2012 by Professor Mauricio Pina, that through of the investigation of the causes of accidents in the BR -101 intends to correlate them with the conditions for use of the roads , showing to the society the real necessity of the monitoring of the condition of roads in the country , the main transport matrix of Brazil . Through statistical analysis of the number of accidents has selected an stretch of the highway, that has been mentioned, that cross the metropolitan region of Recife as the object of study of this work of completion . Following the standards of the relevant bodies, we analyzed the condition of the pavement were made based on standard DNIT 062/2004 - PRO , which determines the procedure for obtaining PCI ( pavement condition index ) , an index that assesses the comfort and user safety when driving on the road, it was also observed to assess the relevant aspects of traffic conditions on highways such as : signaling , drainage and geometric design of the stretch. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARCELO DE QUEIROGA ALENCAR RIBEIRO E THIAGO DA COSTA MELO - INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES DA BR- 101, KM 77.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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