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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45894

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Maurício Renato Pina-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Marcelo de Queiroga Alencar-
dc.contributor.authorMELO, Thiago da Costa-
dc.date.accessioned2022-08-23T22:05:02Z-
dc.date.available2022-08-23T22:05:02Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.date.submitted2022-08-23-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcelo de Queiroga Alencar; MELO, Thiago da Costa. Investigação das causas dos acidentes da BR- 101, Km 77. 2014. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45894-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de dar continuidade a pesquisa iniciada no ano 2012 pelo professor Maurício Pina, que através da investigação das causas dos acidentes na BR-101 pretende correlacioná- las com as condições de uso das estradas, conscientizando a população da necessidade real de monitoramento das condições das estradas do país, a principal matriz de transporte do Brasil. Através de análise estatística do número de acidentes foi selecionado um trecho da parte da rodovia em questão que corta a região metropolitana do Recife como objeto de estudo do presente trabalho de conclusão de curso. Seguindo as normas vigentes dos órgãos competentes foram realizadas análises no tocante a condição do pavimento, através da norma do DNIT 062/2004 – PRO, que determina o procedimento para obtenção do ICP (índice de condição do pavimento), índice que avalia o conforto e segurança do usuário ao trafegar na via; observou-se também os aspectos relevantes para avaliar de as condições de trafego nas rodovias, como: Sinalização, Drenagem e projeto geométrico do trecho.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectAcidentes na BR - 101pt_BR
dc.subjectCondição do pavimentopt_BR
dc.subjectCausas dos acidentes na BRpt_BR
dc.titleInvestigação das causas dos acidentes da BR- 101, Km 77.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1554286042363904pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to continue the research initiated in 2012 by Professor Mauricio Pina, that through of the investigation of the causes of accidents in the BR -101 intends to correlate them with the conditions for use of the roads , showing to the society the real necessity of the monitoring of the condition of roads in the country , the main transport matrix of Brazil . Through statistical analysis of the number of accidents has selected an stretch of the highway, that has been mentioned, that cross the metropolitan region of Recife as the object of study of this work of completion . Following the standards of the relevant bodies, we analyzed the condition of the pavement were made based on standard DNIT 062/2004 - PRO , which determines the procedure for obtaining PCI ( pavement condition index ) , an index that assesses the comfort and user safety when driving on the road, it was also observed to assess the relevant aspects of traffic conditions on highways such as : signaling , drainage and geometric design of the stretch.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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