Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45840
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Gabriela Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-19T13:59:53Z | - |
dc.date.available | 2022-08-19T13:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Gabriela Cavalcanti de. “O amor só é bom se doer?”: a economia emocional do MADA, dinâmicas de disciplina, controle e hierarquizações de poder. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45840 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou, sobretudo, a análise da linguagem da economia emocional das participantes do MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) — um grupo de apoio para mulheres que desejam, principalmemte, desvencilhar-se da dependência de relacionamentos destrutivos —; basicamente, a maneira que elas rearranjam e/ou modificam suas definições de emoções a partir da consciência coletiva, construindo a partir da influência da dinâmica do grupo e da sua programação. Para tanto, fizemos uma análise dos seus discursos e das emoções que eram acionadas e/ou ocultadas por serem consideradas inadequadas ao contexto e à proposta do grupo; como elas experienciam o amor provenientes das relações destrutivas e como ele passa a ser objeto de vício. Além disso, qual sentido elas dão para essas relações, identificando a forma com a qual elas são capazes de romper com esse vínculo, como o fazem e quais os efeitos discursivos práticos que decorrem dessa ruptura desejada. A metodologia envolvida neste estudo se deu a partir do processo de “afetação” e também de fragmentos de uma autoetnografia. A pesquisa foi ancorada diante da perspectiva contextualista — consideramos que estamos envolvidos em uma etnopsicologia ocidental moderna —, a maneira como as emoções são definidas no ocidente e como elas influem a partir da dinâmica emocional dos grupos sociais, neste caso, do grupo Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA). Afinal, a partir da análise dos discursos emocionais das cinco interlocutoras que foram entrevistadas, “o amor só é bom se doer?” Não. Antes só do que mal amada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.title | “O amor só é bom se doer?” : a economia emocional do MADA, dinâmicas de disciplina, controle e hierarquizações de poder | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5915785169367383 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8343402717114526 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Antropologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has as an objective, above all, the analysis of the emotional language of participants of "MADA" (Mulheres que Amam Demais Anônimas) – (women who love too much), a support women group to that have the strong need to free themselves from depending on abusive and destructive relationships. The research considers the manners on which they rearrange and/or modify their definitions of emotions starting from a collective consciousness, building up from the dynamic influence of this group and it's agenda. In order to perform this study, we analysed the women's discourses and emotions that were triggered and/or hidden on it for being considered inadequate to the context or the group's vision, their ways of experiencing love provenient from destructive relationships and how this love becomes a type of addiction. Furthermore, we investigate the meanings of those relationships by identifying the ways on which women are capable of breaking free from the dependency, how they do it and which practical discursive effects may occur from the desired break. The methodology used in this research utilizes “Being affected” and fragments of autoethnography, and it is based on a contextualization perspective: we consider ourselves as being part of the modern occidental ethnopsychology, which represents the way on which emotions are defined in the occident and how they suffer influence from the emotional dynamics of social groups, in this case, the "Women Who Love Too Much" (MADA). After all, from the analysis of the emotional discourses of the five interlocutors, is love only good if it hurts? No. Rather than badly loved. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gabriela Cavalcanti de Albuquerque.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons