Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4584
Title: A importância da regularização do patrimônio imobiliário para a participação econômica das famílias na cidade do Recife: uma análise exploratória
Authors: Miranda de Carvalho, Cristiane
Keywords: Regularização imobiliária; Efeito multiplicador; Mercado de crédito
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Miranda de Carvalho, Cristiane; de Farias Costa, Écio. A importância da regularização do patrimônio imobiliário para a participação econômica das famílias na cidade do Recife: uma análise exploratória. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Este trabalho buscou realizar uma rica discussão em torno da influência que a regularização imobiliária causaria à melhoria da participação econômica das famílias na cidade do Recife. Buscando reunir, deste modo, informações relevantes sobre a questão da urbanização irregular e seu impacto sobre a vida sócio-econômica da cidade. Para isso, procurou-se avaliar a legislação que regulamenta a disponibilidade de crédito pessoal e produtivo, bem como a estrutura de exigência das garantias reais ao empréstimo. Também foram discutidas as dificuldades relacionadas à regularização de bens imóveis, analisando inclusive os custos de oportunidade envolvidos no processo. Alem disso, foi realizada uma breve discussão acerca dos benefícios econômicos possivelmente proporcionados pela maior regularização imobiliária para a Cidade do Recife. Verificou-se que a regularização dos imóveis pode contribuir de forma decisiva para a expansão do mercado de crédito na economia brasileira com custos e prazos compatíveis com a viabilidade da maturação dos projetos apresentados (pequenos negócios)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4584
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo696_1.pdf414.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.