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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45830

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Title: Análise computacional do fluxo de motocicletas e automóveis através de um modelo microscópico contínuo
Authors: SANTOS, Maurício Pereira Magalhães De Novaes
Keywords: Fluxo de veículos; Modelo contínuo; Mudança de faixa; Tráfego
Issue Date: 3-May-2017
Citation: SANTOS, Maurício Pereira Magalhães de Novaes. Análise computacional do fluxo de motocicletas e automóveis através de um modelo microscópico contínuo. 2017. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017
Abstract: O planejamento de transportes nas vias urbanas é cada vez mais importante, uma vez que congestionamentos são comuns e afetam a sociedade no âmbito socioeconômico e ambiental. Desperdício de combustível, maior emissão de gases poluentes e perda de tempo são os maiores problemas relacionados com o congestionamento. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, o tráfego urbano misto (representado principalmente por carros, motos e ônibus) possui uma grande quantidade de veículos de duas rodas. Este trabalho busca estudar o fluxo de veículos individuais através de um modelo computacional microscópico contínuo. O tráfego é analisado sob diferentes densidades de veículos e velocidades máximas com a troca de faixa podendo ocorrer para carros e motos ou apenas para as motos. Quatro combinações de velocidades máximas para carros e motos, 54 km/h e 135 km/h, foram utilizadas para analisar o impacto do aumento ou redução da velocidade máxima no fluxo de veículos. O modelo de tráfego utilizado, em comparação com o modelo de tráfego discreto, não representou mudanças significativas no comportamento macroscópico. Em altas densidades, as velocidades máximas dos veículos analisadas não têm papel fundamental, pois a alta quantidade de veículos restringe a velocidade média para um valor inferior a 50 km/h. Além disso, a mudança de faixa de carros e motos é uma característica importante para simulação em baixas densidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45830
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Mecânica



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