Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45807
Share on
Title: | Gestão das residências multiprofissionais da UFPE |
Authors: | PINTO, Melka Roberta Guedes de Lira e |
Keywords: | Gestão Universitária – Universidade Federal de Pernambuco; Residências Multiprofissionais em Saúde; Educação - Brasil - Universidades; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 10-Sep-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | PINTO, Melka Roberta Guedes de Lira e. Gestão das residências multiprofissionais da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | As Residências Multiprofissionais em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu que têm como principal característica o processo de formação de ensino-serviço, na perspectiva da interdisciplinaridade para a prática do cuidado. Nos propomos com este estudo, de abordagem qualitativa, a discorrer sobre a gestão de três Programas de Residências Multiprofissionais da Universidade Federal de Pernambuco, através das seguintes análises: 1) o perfil dos gestores e suas respectivas contribuições para o funcionamento dos Programas; 2) os processos de tomada de decisão (consultivos e deliberativos); 3) as dimensões administrativas e acadêmico-pedagógicas. Para tanto, buscamos os dados por meio de entrevistas abertas, realizadas com o conjunto de oito (08) representações, ligados direta e indiretamente aos Programas, diante da interinstitucionalidade entre academia e governos, os quais foram analisados usando conceitos teóricos da gestão universitária e os marcos regulatórios nacionais das Residências Multiprofissionais como referências. Entre os achados, foi possível constatar que a universidade precisa dispor de recursos que promovam a qualificação destes profissionais para atuarem nas esferas de gestão, visto que os docentes que desempenham tais funções, ao longo da formação inicial e permanente, possuem preparo mais voltado para o exercício de ensinar e pesquisar. Sobre os espaços de consulta e decisão, pudemos apreender que cada Programa dispõe colegiado, que possui membros de todas as instituições e segmentos, em número não equitativo, e além destes promovem espaços internos que compõe as atividades teórico-práticas, com finalidades pedagógicas que acabam funcionando como um lócus importante de fala, escuta e proposições sobre questões variadas das Residências. As questões administrativas dos três Programas pouco apresentaram semelhanças, com particularidades de algum modo defendidas, já que estão vinculadas a setores diferentes da universidade, o que ocasiona usufruto de estruturas diferentes. Diante do exposto, reforçamos que dada a importância das Residências para a formação de profissionais de saúde é urgente a necessidade de investimentos permanentes do Ministério da Educação e da Saúde, para melhores condições de funcionamento. Do mesmo modo, faz-se necessário a adoção de medidas municipais para maior acolhimento da proposta que matricia e presta assistência à saúde e de políticas institucionais da UFPE, de valorização e reconhecimento de suas experiências. Afinal, como proposta intersetorial, de educação e saúde, todos os entes para difundir as Residências Multiprofissionais devem fortalecer os Programas já existentes, devido ao grande potencial que têm em si de transformar significativamente e melhorar os serviços de saúde e o aperfeiçoamento dos trabalhadores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45807 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Melka Roberta Guedes de Lira e Pinto.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License