Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45804
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Gilda Lisbôa | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Amanda Regina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T16:07:03Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T16:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Amanda Regina dos Santos. O ensino de estatística por professoras de educação de jovens e adultos dos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45804 | - |
dc.description.abstract | Pesquisas propostas nas escolas podem ser um modo de contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, temos como objetivo analisar o que dizem professores de Educação de Jovens e Adultos sobre suas práticas para o processo de ensino de pesquisa estatística. Mais especificamente buscamos analisar o conhecimento de conceitos estatístico de professoras de EJA dos anos iniciais; analisar o que as professoras dizem sobre suas práticas didáticas para o ensino do ciclo investigativo de pesquisa e comparar o conhecimento estatístico com o que dizem sobre suas práticas. Para cumprir esse objetivo realizamos entrevistas com 10 (dez) professoras da EJA de escolas municipais da Região Metropolitana de Recife do Módulo 3, turmas com equivalência ao 4o ou 5o ano do ensino regular. Foi elaborado um roteiro para traçar o perfil das professoras e seu conhecimento conceitual e didático para o ensino de estatística. Todas as entrevistas foram gravadas pela plataforma Google Meet. Foi observado que as professoras apresentam dificuldades com conceitos estatísticos, principalmente a construção de gráficos. Elas acreditam que os alunos de EJA têm muitas dificuldades para aprender estatística que é difícil e, por isso, precisa ser ensinada bem devagarinho com situações bem simples, o que se configura como umequívoco. Acreditamos ser imprescindível a realização de processos de formação inicial e continuada sobre o ensino aprendizagem de estatística para que os professores sejam capazes de superar os desafios apresentados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Estatística – Ciclo Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Educação – Práticas Docentes | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O ensino de estatística por professoras de educação de jovens e adultos dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0299838307390874 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2681053695821897 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Research proposed in schools can be a way of contributing to the development of citizens' autonomy and can be a way of expanding the learning possibilities of students in Youth and Adult Education - EJA. Thus, we aim to analyze what Youth and Adult Education teachers say about their practices for the teaching process of statistical research. More specifically, we seek to analyze the knowledge of statistical concepts of the investigative cycle research of EJA teacher’s in the primary school; what the teachers say about their didactic practices for teaching the investigative cycle of statistical research and to compare statistical knowledge with what they say about their practices. To fulfill this objective, we conducted interviews with 10 (ten) EJA teacher’s from municipal schools in the Metropolitan Region of Recife, Modulo 3, classes with equivalence to the 4th or 5th grade of regular education. A script was developed to outline the profile of the teachers and their conceptual and didactic knowledge for the teaching of statistics. All interviews were recorded using the Google Meet platform. It was observed that the teachers have difficulties with statistical concepts, especially the construction of graphs. They believe that EJA student’s have many difficulties to learn statistic and, therefore, it needs to be taught very slowly with very simple situations, which is configured as a mistake. We believe that it is essential to carry out initial and continuous training processes on the teaching and learning of statistics that allow students to be citizens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Amanda Regina dos Santos Andrade.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons