Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45804

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Gilda Lisbôa-
dc.contributor.authorANDRADE, Amanda Regina dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-18T16:07:03Z-
dc.date.available2022-08-18T16:07:03Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationANDRADE, Amanda Regina dos Santos. O ensino de estatística por professoras de educação de jovens e adultos dos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45804-
dc.description.abstractPesquisas propostas nas escolas podem ser um modo de contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, temos como objetivo analisar o que dizem professores de Educação de Jovens e Adultos sobre suas práticas para o processo de ensino de pesquisa estatística. Mais especificamente buscamos analisar o conhecimento de conceitos estatístico de professoras de EJA dos anos iniciais; analisar o que as professoras dizem sobre suas práticas didáticas para o ensino do ciclo investigativo de pesquisa e comparar o conhecimento estatístico com o que dizem sobre suas práticas. Para cumprir esse objetivo realizamos entrevistas com 10 (dez) professoras da EJA de escolas municipais da Região Metropolitana de Recife do Módulo 3, turmas com equivalência ao 4o ou 5o ano do ensino regular. Foi elaborado um roteiro para traçar o perfil das professoras e seu conhecimento conceitual e didático para o ensino de estatística. Todas as entrevistas foram gravadas pela plataforma Google Meet. Foi observado que as professoras apresentam dificuldades com conceitos estatísticos, principalmente a construção de gráficos. Elas acreditam que os alunos de EJA têm muitas dificuldades para aprender estatística que é difícil e, por isso, precisa ser ensinada bem devagarinho com situações bem simples, o que se configura como umequívoco. Acreditamos ser imprescindível a realização de processos de formação inicial e continuada sobre o ensino aprendizagem de estatística para que os professores sejam capazes de superar os desafios apresentados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEstatística – Ciclo Investigativopt_BR
dc.subjectEducação – Práticas Docentespt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO ensino de estatística por professoras de educação de jovens e adultos dos anos iniciaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0299838307390874pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2681053695821897pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxResearch proposed in schools can be a way of contributing to the development of citizens' autonomy and can be a way of expanding the learning possibilities of students in Youth and Adult Education - EJA. Thus, we aim to analyze what Youth and Adult Education teachers say about their practices for the teaching process of statistical research. More specifically, we seek to analyze the knowledge of statistical concepts of the investigative cycle research of EJA teacher’s in the primary school; what the teachers say about their didactic practices for teaching the investigative cycle of statistical research and to compare statistical knowledge with what they say about their practices. To fulfill this objective, we conducted interviews with 10 (ten) EJA teacher’s from municipal schools in the Metropolitan Region of Recife, Modulo 3, classes with equivalence to the 4th or 5th grade of regular education. A script was developed to outline the profile of the teachers and their conceptual and didactic knowledge for the teaching of statistics. All interviews were recorded using the Google Meet platform. It was observed that the teachers have difficulties with statistical concepts, especially the construction of graphs. They believe that EJA student’s have many difficulties to learn statistic and, therefore, it needs to be taught very slowly with very simple situations, which is configured as a mistake. We believe that it is essential to carry out initial and continuous training processes on the teaching and learning of statistics that allow students to be citizens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Regina dos Santos Andrade.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons