Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45757

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRECENA, João Joaquim Guimarães-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, André Fillippe Farias de-
dc.date.accessioned2022-08-16T19:19:36Z-
dc.date.available2022-08-16T19:19:36Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.date.submitted2022-08-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Fillippe Farias de. Análise da aplicabilidade do Diagrama Espaço-Tempo no planejamento da construção de uma ponte do Projeto Expressway-Suape. 2013. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45757-
dc.description.abstractA técnica da linha de balanço ou diagrama tempo-caminho é uma técnica desenvolvida para planejar projetos cujas atividades devem ser lineares e com características repetitivas. Seu uso é amplamente difundido, mas não possui características detalhistas como o gráfico de Gantt. Dentro desta temática, surgem gráficos elaborados com o mesmo intuito, porém dispondo de uma base diferenciada de dados e retornando outras informações mantendo a razão lógica inicial. Destaca- se, portanto, o uso do diagrama espaço-tempo como forma de obter relação lógica semelhante à linha de balanço preservando suas características iniciais, diferenciando-se pelo visual e dados de retorno. Este trabalho teve como objetivo a avaliação das características e peculiaridades do diagrama espaço-tempo em sua aplicação no planejamento de uma ponte nas obras do Consórcio Expressway. Observou-se que, para as demandas do projeto, o diagrama se comportou bem frente ao nível de informações requerido. Mesmo se tratando de uma construção que conta com elementos em dois sentidos, a aplicação do método em seu objetivo teórico forneceu um nível razoável de detalhes em comparação com o diagrama clássico e mostrou-se igualmente eficiente frente às expectativas. Este trabalho também fez uma análise comparativa com outros exemplos reais tendo a finalidade de encontrar fatores relevantes que motivassem a viabilidade do método.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinha de balançopt_BR
dc.subjectDiagramapt_BR
dc.subjectTempo-caminhopt_BR
dc.subjectGanttpt_BR
dc.subjectEspaço- tempopt_BR
dc.titleAnálise da aplicabilidade do Diagrama Espaço-Tempo no planejamento da construção de uma ponte do Projeto Expressway-Suapept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6819756333729652pt_BR
dc.description.abstractxThe Line of Balance or path-time diagram is a technique developed to plan projects whose activities must be linear and show repetitive characteristics. Its use is widespread, but lacks features such as Gantt chart. Within this theme, there are charts created with the same purpose, but providing a differentiated data basis and other information returning keeping the initial rationale. It should be noted, therefore, the use of space-time diagram so as to obtain the logical link similar to the line of balance maintaining its initial characteristics, differentiated by visual and feedback data. This study aimed to evaluate the characteristics and peculiarities of the path- time diagram in their application in the planning of a bridge in the works of the Consórcio Expressway. It was observed that, for the demands of the project, the diagram behaved well against the level of information required. Moreover, it was found that, because it is a construct that has vertical and horizontal elements, the application of the method in its theoretical goal provided a lower level of detail compared to the classic diagram, although equally efficient. This study also made a comparative analysis with other real examples with the purpose of finding relevant factors that justified the feasibility of the method.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons