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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4567
Title: A história local no currículo da educação básica
Authors: CAVALCANTI, Luciana Araújo
Keywords: História Local;Currículo;Ensino de História;Prática Docente
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Araújo Cavalcanti, Luciana; Batista Neto, José. A história local no currículo da educação básica. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O Ensino de História do Recife foi instituído por Lei Municipal, no ano de 1987 (nº 15.024/87), como disciplina no ensino ofertado pela Rede Municipal. Desde a sua inserção nos currículos oficiais, a História do Recife foi tratada em diferentes séries ou ciclos de ensino, tomada como conteúdo dentro da História ou destacada em conformidade com a lei municipal em seu papel de disciplina escolar. A análise realizada apóia-se nas pesquisas e discussões acerca do Ensino de História, da Teoria Curricular e em debates em torno das configurações espaciais, das espacialidades enquanto elementos de subjetividade e identidade social. A discussão sobre identidades perpassa o texto pela perspectiva de pensar a História enquanto conhecimento construído e transmitido que interfere nos processos de invenção das tradições e em sua constituição enquanto disciplina escolar sob o estatuto de uma Pedagogia do Cidadão , por referir-se às memórias sociais, tradições (nacionais e locais), bem como, das leituras e interpretações dos processos políticos e demais relações entre os sujeitos. O percurso de construção do trabalho, considerou os discursos dos sujeitos envolvidos na constituição e elaboração da disciplina, de seus materiais de apoio didático e dos professores e professoras que trabalham com a disciplina História do Recife em sala de aula. Assim, o método que possibilitou os dados colhidos nesse trabalho apoiou-se em entrevistas semi-estruturadas, narrativas dos sujeitos e observação dos procedimentos de ensino nas aulas de História do Recife. A pesquisa revelou que, não obstante os quase vinte anos de inserção nos currículos, a disciplina apresenta uma condição de não-consolidação ou de disciplina de valor secundário. As reconfigurações, conflitos e contribuições da abordagem da História Local são considerados para a problematização do Ensino de História (no contexto das salas de aula) a partir daquilo que emerge dos discursos dos docentes; sendo, portanto, priorizados na análise os elementos que foram apontados pelos professores e professoras de História como os mais relevantes no que diz respeito às suas práticas e compreensões
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4567
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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