Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4566
Título: O crescimento econômico brasileiro de 1995 a 2000 : restrição pela poupança interna ou externa?
Autor(es): Pereira, Rodrigo Coutinho
Palavras-chave: capacidade produtiva; Poupança interna; Recursos externos
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Coutinho Pereira, Rodrigo; Barrantes Hidalgo, Álvaro. O crescimento econômico brasileiro de 1995 a 2000 : restrição pela poupança interna ou externa?. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Atualmente, um tema freqüente na literatura econômica tem sido o comportamento do balanço de pagamentos brasileiro e suas conseqüências sobre as principais variáveis macroeconômicas após a implantação do Plano Real. O presente estudo visa contribuir para o debate ao analisar de que forma o setor externo tem influenciado o crescimento econômico brasileiro recente, mais precisamente, como o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras tem restringido a capacidade produtiva interna no mesmo período em que a taxa de poupança interna como proporção do PIB reduziu-se de 19,5% para 17%. Para tanto, ao analisar o balanço de pagamentos nacional, discutiu-se de que forma o conjunto de medidas econômicas adotadas nos anos 90 levou o país a apresentar vultosos déficits em conta corrente e como a opção pelo financiamento desses déficits através da entrada de recursos externos tem sido responsável pela importação das diversas crises financeiras mundiais nos últimos sete anos. Num segundo momento, foi aplicado o modelo de dois hiatos formalizado por BACHA (1982), ao período 1995-2000, levando à conclusão de que no período analisado, o crescimento econômico brasileiro foi restrito pelo volume insuficiente de poupança interna para a acumulação de capital, resultado igualmente obtido para o mesmo período por FRITSCH & MODIANO (1988), e não pelo comportamento do balanço de pagamentos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4566
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6446_1.pdf370,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.