Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4564
Título: As interrelações envolvendo as principais Bolsas de Valores mundiais: um enfoque utilizando séries temporais
Autor(es): BATISTA, Arturo Toscanini Soares
Palavras-chave: G7;BRIC;Granger;VAR;Bolsas de Valores;Índices
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Toscanini Soares Batista, Arturo; Lamartine Távora Júnior, José. As interrelações envolvendo as principais Bolsas de Valores mundiais: um enfoque utilizando séries temporais. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: As alocações de recursos financeiros em aplicações de bolsas de valores passam por análise dos diversos mercados bursáteis. Nesse sentido, este estudo buscou como objetivo principal a análise das inter-relações existentes entre as bolsas de valores do G7 (grupo dos sete países mais economicamente desenvolvidos) e do BRIC (grupo dos quatro principais países emergentes da atualidade). Para concretização desse objetivo, foram utilizados séries temporais dos principais índices dos mercados de bolsas de valores pesquisadas, cujos dados foram coletados pelo período de janeiro de 2003 a setembro de 2008 e métodos econométricos que envolveram as teorias de causalidade de Granger e a previsibilidade entre mercados, decorrida, da utilização do modelo de Vetores Autoregressivos. Os resultados mostram a existência de relações entre os diversos mercados bursáteis. Mostram também que: os índices dos países do G7 ajudam na previsibilidade dos valores dos índices do BRIC; que existe uma abertura de troca entre o mercado chinês e os diversos mercados e que o mercado alemão, representado pela bolsa de valores de Frankfurt, através de seu índice DAX30, influencia significativamente os demais mercados de bolsas de valores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4564
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo641_1.pdf793,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.