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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45618

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Título: Modelagem do Roteamento de Leituristas : uma abordagem cluster first - route second para o problema do carteiro chinês capacitado
Autor(es): LIMA, Luan Emerson Soares de
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Teoria dos Grafos; Otimização; Problema do Carteiro Chinês; Roteamento de Leiturista
Data do documento: 25-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Luan Emerson Soares de. Modelagem do Roteamento de Leituristas: uma abordagem cluster first - route second para o problema do carteiro chinês capacitado. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O Problema de Roteamento de Leituristas (PRL) é um problema de otimização que contempla setores ligados ao fornecimento de gás natural, energia elétrica ou água encanada, onde empresas fornecedoras necessitam periodicamente mobilizar trabalhadores para vistoria e emissão de faturas dos pontos de consumo. O PRL trata as ruas da malha urbana estudada como arestas, às arestas estão relacionadas distâncias a serem percorridas, a essas arestas também estão associadas demandas de tempo para atravessamento e vistoria dos pontos de consumo. O PRL, por sua vez, consiste em encontrar rotas que minimizem a distância percorrida por leituristas dado uma carga de trabalho previamente atribuída, isso significa que as arestas dotadas de demandas de tempo para serem atravessadas e vistoriadas devem estar designadas aos leituristas buscando respeitar a carga de trabalho estabelecida. Por meio de uma revisão sistemática de literatura identificaram-se lacunas presentes na literatura, como o baixo número de publicações concernentes a técnicas de resolução do PRL. O presente trabalho propõe uma abordagem cluster first – route second para a resolução do PRL. A abordagem proposta é aplicada em duas fases, na primeira fase agrupa-se as ruas da localidade estudada em clusters por meio da aplicação do Problema das p-Medianas, a atribuição da demanda de cada rua ou segmento de rua aos clusters é limitada pela capacidade do leiturista, logo cada cluster corresponde a uma rota. Em uma segunda fase, a conectividade de cada cluster é verificada, caso o subgrafo de um cluster não seja conexo, as arestas que tornam esse subgrafo conexo são atribuídas e aplica-se o Problema do Carteiro Chinês. A abordagem proposta foi aplicada em duas localidades: um bairro da cidade de Recife e na cidade de Flores, ambas no Estado de Pernambuco. Para cada localidade foram criados cenários e situações, que serviram para realizar a análise de sensibilidade do modelo e permitir inferências. Verificou-se que, para a resolução do PRL em pequenas instâncias o modelo possui tempo de execução razoável, podendo ser aplicado a resolução do PRL em cidades e localidades de pequeno porte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45618
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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