Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45598

Share on

Title: Evento esportivo, aglomerações espaciais e violência : uma análise para o caso de jogos de futebol na cidade do Recife
Authors: SANTOS, Eric Phelipe Lima
Keywords: Crime; Futebol; Aglomeração
Issue Date: 23-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Eric Phelipe Lima. Evento esportivo, aglomerações espaciais e violência: uma análise para o caso de jogos de futebol na cidade do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: No presente trabalho foi feita uma análise do perfil temporal do crime na cidade de Recife (Brasil) entre 2011 e 2015, utilizando-se um conjunto de dados único e não público com crimes registrados pelas forças policiais. Além disso, verificou-se o impacto temporal de grandes eventos esportivos, mais especificamente partidas de futebol, sobre o crime. A elaboração do presente trabalho foi motivada pela ausência de estudos similares para o Brasil e por uma constatada paixão incondicional de torcedores sul-americanos por futebol. Então, traçou-se detalhadamente o perfil temporal da criminalidade na cidade do Recife e, a partir daí, foram obtidos os efeitos das partidas sobre os crimes. Constatou-se a influência das partidas sobre praticamente todos os crimes estudados, principalmente quando as partidas foram realizadas na cidade do Recife. Destacam-se grandes variações de roubos e furtos em todo o intervalo de tempo estudado, além de um aumento de violência doméstica contra a mulher na primeira hora após os jogos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45598
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Eric Phelipe Lima Santos.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons