Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45554

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araujo-
dc.contributor.authorCOSTA, Cláudia Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-08-09T13:52:47Z-
dc.date.available2022-08-09T13:52:47Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Cláudia Bezerra da. O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise de material didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45554-
dc.description.abstractEsta dissertação se insere na temática do eixo leitura e pretende propor um material de leitura com atividades direcionadas às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que contemplem as estratégias cognitivas de leitura. Além disso, averiguamos quantas questões apresentadas no caderno de atividades Turbine Seu Conhecimento contemplam o eixo da leitura e quais estratégias de leitura mais aparecem nessas questões. Nossa pesquisa é documental e escolhemos os cadernos do módulo IV da EJA, por ser a vivência da autora desta pesquisa, há mais de cinco anos. Nossa atuação nessa estapa de escolarização tem sido como professora de Língua Portuguesa, do município de Jaboatão dos Guararapes. Observamos as necessidades que têm os estudantes, principalmente com as práticas de leitura. As dificuldades são maiores para os alunos da EJA porque o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) não contempla essas turmas, de modo que não há material didático aprovado pelo Programa direcionado a essas turmas. Com a pandemia do COVID 19, as escolas desse município foram fechadas e, por isso, os alunos passaram a receber, mensalmente, os cadernos de atividades Turbine Seu Conhecimento. Escolhemos quatro desses cadernos como corpus da nossa pesquisa. Dentre esses cadernos selecionados, dois foram elaborados pela equipe técnica da Secretaria de Educação do município de Jaboatão dos Guararapes e os outros dois, elaborados pelos professores vinculados a essa rede. Todos os cadernos selecionados são do módulo IV. Ao analisarmos os cadernos, percebemos que várias atividades não contemplavam o eixo leitura – 35 atividades, de um total de 60. Os resultados foram apresentados em gráficos, discutidos e exemplificados com questões dos cadernos. Diante dos resultados alcançados, constatamos a necessidade de uma proposta de intervenção que contribuísse com as práticas de leitura nas turmas da EJA. Com isso, sugerimos a produção de caderno de atividades com questões de LP que contemplem as estratégias de leitura, sugeridas nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os cadernos elaborados deverão ser entregues aos alunos, mensalmente, inclusive no período pós-pandemia, servindo também como material de apoio didático nas aulas de LP, nas turmas da EJA. Em nosso estudo, elencamos as estratégias de leitura e suas contribuições na formação do leitor proficiente. Buscamos referências em documentos oficiais, como os PCN e a BNCC, e em autores que investigam o tema em estudo, a exemplo de Solé (1996; 1998), Kleiman (2013), Ingedore Koch e Vanda Elias (2014).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.titleO ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) : análise de material didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6717448836966261pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is part of the theme of the reading axis and intends to propose a reading material with activities aimed at EJA classes, which include cognitive reading strategies. In addition, we investigated quantitatively, how many questions presented in the Turbine Your Knowledge activities book included in the reading axis and, quantitatively, which reading strategies appear most in these questions. Our research is documentary and we chose the notebooks for module IV of the EJA (Youth and Adult Education), as she has been teaching in these classes for more than five years, as a Portuguese Language teacher, in the municipality of Jaboatão dos Guararapes. Furthermore, we observe the needs that exist, especially regarding reading practices, as the PNLD does not include EJA classes and there is no other teaching material directed to these classes. With the COVID 19 pandemic, schools in that city are closed and because of that, students received activity notebooks monthly Turbine Seu Conhecimento. We chose four notebooks as the corpus of our research. The first two, prepared by the technical team of the Department of Education of the city of Jaboatão dos Guararapes, and the other two, prepared by teachers linked to this network. Analyzing the notebooks, we noticed that most of the questions evaluated did not include the reading axis – only thirty-five questions, out of the sixty questions investigated, included the reading axis. After Results were exhibited in graphs, discussing, and exemplifying with questions from the notebooks. From the results found, it was verified the need for an intervention proposal to contribute to reading practices in EJA classes. Thus, we suggest the production of an activity book with LP questions that contemplates the reading strategies, suggested in the PCN (National Curriculum Parameters) and the BNCC (National Common Curriculum Base). The notebooks that will be prepared should be delivered to students monthly, including post-pandemic, also serving as didactic support material in LP classes, in EJA classes. During our study, we listed reading strategies and their contributions to the formation of a proficient reader. We look for references, in addition to official documents PCN and BNCC, in authors who investigate the subject of study.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Claudia Bezerra da Costa.pdf7,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons