Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45553
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Juliana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T13:22:44Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T13:22:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Juliana Silva. A infância e seus gestos no espaçotempo do 1º ano do ensino fundamental: pensando outros inícios para a escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45553 | - |
dc.description.abstract | O que pode um Gesto em meio à nossa vida cotidiana tão acelerada? E no espaçotempo escolar, o que pode um Gesto? Esta pesquisa lançou-se frente ao desafio de habitar uma Escola de Educação Infantil que como desvio abrigou também duas turmas de 1o ano do Ensino fundamental. Com uma delas intentamos caminhar de modo cartográfico, experienciando outros tempos, outros modos de ver e pensar e fazer Escola através dos Gestos da Infância. Objetivamos, de modo geral, cartografar os movimentos, vozes e Gestos das crianças e da Infância no espaçotempo da Escola. Mais especificamente nos propomos a deslocar-nos junto a Infância, percebendo seus movimentos, vozes, Gestos, aprenderes e fazeres no espaçotempo da Escola; Percebermos através desses movimentos quais os tempos que atravessam e compõem suas vivencias; pensar e ver com a Infância e seus Gestos como eles têm sido acolhidos, afirmados ou (in)visibilizados no espaçotempo escolar. Nos encontramos com crianças, professoras e demais pessoas que compunham o dia a dia dessa Escola situada em um anexo na cidade de Caruaru – agreste pernambucano. Também com alguns intercessores que nos acompanharam nesse trajeto, como: Agamben (2008, 2017), Skliar (2014, 2019), Lapoujade (2017), Kohan (2007, 2005, 2010), Larrosa (2016), Didi-Huberman (2016), Masschelein e Simons (2015, 2018), os Versos Manoeles (2010), entre outros. Movemo-nos pela Escola junto à Infância, conversando, registrando e sendo capturadas através das imagens produzidas pelas crianças, testemunhamos Gestos, pequenos espaços de potência, de profanação, interrupções, que pudessem promover reflexões, dar a pensar aqueles que fazem Escola na sociedade contemporânea, acelerada, inquieta, o que por vezes escapa, mas que é a linha que alinhava as experiências na Escola. Instauramos junto a elas movimentos que nos ajudaram a pensar a Escola de um modo mais infantil, uma Escola que pode talvez nos ensinar a “olhar com um bocado de olhos...”, pensar “coisas de imaginação da nossa cabeça” todos os dias, para que possamos ainda mais “esticar os horizontes” da Escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Gestos – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Escolas – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Educação – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | A infância e seus gestos no espaçotempo do 1º ano do ensino fundamental : pensando outros inícios para a escola | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4632576352044920 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | What can a gesture do amid our fast-paced everyday life? And in the school space time, what can a gesture do? This research was launched in the face of the challenge of inhabiting a School of Early Childhood Education which, as a detour, also housed two classes of first year of elementary school. With one of them we tried to walk in a cartographic way, experiencing other times, other ways of seeing and thinking and doing School through Childhood Gestures. Our objective, in general, was to map the movements, voices and gestures of children and children in the space-time of the school. More specifically, we propose to move with Childhood, realizing their movements, voices, gestures, learning and doing in the School's space-time; We perceive through these movements which times go through and compose their experiences; Think and see with childhood and its gestures, how they have been welcomed, affirmed or (un) visualized in the school time space. We met with children, teachers and other people who made up the day-to-day life of this School located in an annex in the city of Caruaru – Pernambuco’s Agreste. Also with some intercessors who accompanied us on this path, such as: Agamben (2008, 2017), Skliar (2014, 2019), Lapoujade (2017), Kohan (2007, 2005, 2010), Larrosa (2016), Didi-Huberman (2016), Masschelein and Simons (2015, 2018), Verses Manoeles (2010), among others. We moved around the school with the Childhood, talking, recording and being captured through the images produced by the children, we witnessed gestures, small spaces of power, desecration, interruptions, that could promote reflections, give thought to those who do school in contemporary society, accelerated, restless, which sometimes escapes, but that is the line that aligned the experiences at the School. We established movements with them that helped us to think of the School in a more childlike way, a school that can perhaps teach us to “look with a lot of eyes...”, to think “things of imagination in our head” every day , so that we can further “stretch the horizons” of the School. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliana Silva Almeida.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons