Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4555
Título: Formação continuada dos professores de educação de jovens da rede estadual do sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde-PE
Autor(es): dos Santos, Laécio
Palavras-chave: Formação Continuada;Educação de Jovens e Adultos;Prática Pedagógica
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: dos Santos, Laécio; Francisco de Souza, João. Formação continuada dos professores de educação de jovens da rede estadual do sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde-PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O trabalho estuda a concepção de formação continuada a partir da literatura pedagógica sobre a questão em interlocução com a oferta de formação aos professores de EJA na Rede Pública Estadual do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde-PE, no período compreendido entre os anos de 2001 e 2005, no intuito de contribuir com o debate atual sobre essa modalidade de formação. Para tanto, fez-se necessário ter clareza do que se entende por formação continuada em EJA. Um levantamento junto à Gerência Regional de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde-PE, responsável pela oferta de formação continuada em EJA na região, foi necessário, bem como a escuta de dez professores participantes desses processos. Para atender ao caráter descritivo e exploratório, escolheu-se a abordagem qualitativa, que permitiu ao pesquisador um aprofundamento no mundo dos significados das ações e relações humanas, nem perceptíveis nem captáveis em equações, médias e estatísticas, próprias do método quantitativo. A escuta dos professores por meio de entrevistas foi decisiva para a realização dos objetivos pretendidos: análise da concepção dos professores de EJA do Sertão do Moxotó-Ipanema/Arcoverde-PE acerca da formação continuada a eles oferecida por sua Gerência Regional de Educação. A pesquisa aponta para a necessidade de uma formação continuada que enfatize não somente os conteúdos teóricos, mas também, e principalmente, o fazer pedagógico desses professores; uma formação continuada que não dissocie a teoria da prática e que considere o professor como um profissional em processo de formação constante
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4555
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5457_1.pdf490,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.