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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4549
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANÇA, Tereza Luiza de | pt_BR |
dc.contributor.author | KOHL, Henrique Gerson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:21:53Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Kohl, Henrique Gerson. Gingado na prática pedagógica escolar: expressões lúdicas no quefazer da educação física. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4549 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou na reflexão, análise e intervenção da prática pedagógica escolar experenciada nas aulas de Educação Física de uma escola da rede particular de ensino da cidade do Recife-PE, com a temática capoeira no conteúdo lutas, situações que possibilitassem uma proposição superadora para a consolidação de uma educação cidadã mediada pela ludicidade. As relações afetivas e solidárias que se manifestaram através do impulso lúdico proporcionaram o respeito à diversidade na construção de um lócus propício à prática pedagógica com a capoeira. Tomamos como categorias centrais à prática pedagógica, ludicidade, dialogicidade, intencionalidade e cidadania. A capoeira, como prática cultural de expressão lúdica, e a escola, lócus de construção e apreensão coletiva de saberes, constituem, no campo da Educação Física, elementos fundamentais da prática pedagógica comprometida e humanizada. Esse pensar, alicerce das temáticas norteadoras das interfaces existentes na capoeira, elege como eixo central às relações da cultura corporal como linguagem lúdica, sentida e percebida via a subjetividade e objetividade existentes na expressão humana. Essas práticas afloram a ludicidade por diferentes formas de linguagens, problematizadas como práxis social. A capoeira, tema de aulas da Educação Física na escola, significa potencializar situações de ensino alimentadas pela cultura presente em nossas raízes, evidenciando um saber-ser educativo-formativo. A dialética dos movimentos corporais vividos na prática da capoeira rompe o mero fazer por fazer e a alienada exercitação estereotipada e descontextualizada da totalidade vivida pelos(as) alunos(as) na escola. A metodologia tem princípios etnometodológicos e da pesquisa participante, visando refletir cientificamente possibilidades de produção e sistematização do conhecimento da capoeiragem num componente curricular, em dimensão interdisciplinar. Recuperamos e nos apropriamos da memória lúdica da construção coletiva de movimentos mediados pela corporeidade que ginga na roda. A análise realizada ao longo deste estudo aponta que o jogo da capoeira, expresso também pelo seu controvertido desenvolvimento histórico, é expressão de ludicidade. Ao refletir a prática pedagógica, construímos uma teoria sobre a mesma, mediada pela ludicidade que oportunizou a promoção de relações mais humanizadas, permitindo aos atores envolverem-se nas aulas de forma prazerosa, revelando e contribuindo para o fluir das subjetividades materializadas como conteúdos concretos da realidade. Concluiu-se que é possível uma Prática Pedagógica com a temática capoeira mediada pela ludicidade, o que possibilita desenvolver a integralidade do ser humano. As descobertas científicas evidenciam a prática da capoeira numa perspectiva interdisciplinar como uma concreta possibilidade de movimentos e diversas linguagens expressivas de ludicidade, num quefazer articulador e produtor do conhecimento crítico-cultural | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Intencionalidade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Gingado na prática pedagógica escolar : expressões lúdicas no quefazer da Educação Física | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Henrique Gerson Kohl.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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