Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45460

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Artur Paiva-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Elyfas Allyjackson Morais-
dc.date.accessioned2022-08-04T15:46:00Z-
dc.date.available2022-08-04T15:46:00Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Elyfas Allyjackson Morais. Avaliação de impacto e de sustentabilidade financeira para política pública de saneamento rural no estado de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45460-
dc.description.abstractPara garantir a equidade dos direitos civis, o governo brasileiro deve priorizar as políticas públicas de saneamento rural nos próximos anos. Pois, tal parcela da população ainda sofre com a negligência governamental, principalmente quando se refere ao saneamento básico. As características dispersivas dos domicílios rurais dificultam o investimento privado no âmbito do saneamento dessas localidades. Logo, torna-se necessário a intervenção governamental visando garantir tal direito a essa população, através de projetos que busquem implementar sistemas de autogestão. Diante disso, a presente pesquisa em parceria com o projeto UFPE:DMAPP-PRS, responsáveis pela avaliação do Pernambuco Rural Sustentável (PRS), através de dados coletados nas associações beneficiadas, realizou uma análise de impacto da implementação do PRS nas associações beneficiadas, apresentando as melhorias na qualidade de vida da população. Foi avaliado também a sustentabilidade dos sistemas de autogestão de abastecimento de água por rede de distribuição de seis comunidades, analisando parâmetros econômicos como o Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Rentabilidade, Taxa Interna de Retorno (TIR) e o parâmetro qualitativo Razão Custo-Efetividade. A análise de impacto possibilitou avaliar positivamente a influência da política pública do PRS na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas, com melhoria da segurança hídrica local, melhoria na higiene das famílias, redução do custo e da distância percorrida para obtenção da água, diminuição nos casos de doenças enfrentadas pela população, além da melhoria na locomoção dos habitantes beneficiados com projetos de trafegabilidade e logística. Já sobre a análise de sustentabilidade, a prática da autogestão se demonstrou uma atividade promissora, mesmo com as dificuldades apresentadas em algumas associações. As comunidades que realizam a política de autogestão, em geral, foram capazes de suprir as despesas através da receita pela cobrança do serviço, porém em associações que o caixa era baixo, imprevisto com o funcionamento da bomba necessitava de ajuda financeira de terceiros. Os parâmetros financeiros demonstraram a dificuldade do setor privado em assumir a responsabilidade pelo fornecimento da água e pela gestão dos sistemas, devido ao baixo índice de retorno. A política de autogestão é capaz de reduzir a responsabilidade do governo na gestão e garantia de continuidade do abastecimento de pequenos sistemas de rede implementados em comunidades rurais e fornecer aos habitantes rurais uma solução eficiente referente a escassez hídrica enfrentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaneamento rural – Pernambucopt_BR
dc.subjectAbastecimento de água no campo - Pernambucopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectTecnologia ambiental - Pernambucopt_BR
dc.subjectAvaliação - Pernambucopt_BR
dc.titleAvaliação de impacto e de sustentabilidade financeira para política pública de saneamento rural no estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8934096970288894pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9407718849634806pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.description.abstractxTo guarantee equity in civil rights, the Brazilian government must prioritize public policies for rural sanitation in the coming years. Such a portion of the population still suffers from governmental negligence, especially when it comes to basic sanitation. The dispersive characteristics of rural households make it difficult for private investment in the scope of sanitation in these locations. Therefore, government intervention is necessary to guarantee this right to this population through projects that seek to implement self-management systems. Given this, the present research in partnership with the UFPE:DMAPP-PRS project, responsible for the evaluation of Sustainable Rural Pernambuco (PRS), through data collected in the beneficiary associations, carried out an impact analysis of the implementation of the PRS in the beneficiary associations, presenting improvements in the population's quality of life. The sustainability of the self-management systems of water supply by the distribution network of six communities was also evaluated, analyzing economic parameters such as Payback, Net Present Value (NPV), Profitability, Internal Rate of Return (IRR) and the qualitative parameter Cost Ratio -Effectiveness. The impact analysis made it possible to positively evaluate the influence of the PRS public policy in improving the quality of life of the beneficiary families, with an improvement in local water security, an improvement in family hygiene, a reduction in the cost and distance traveled to obtain water, in cases of diseases faced by the population, in addition to improving the locomotion of inhabitants benefiting from trafficability and logistics projects. As for the analysis of sustainability, the practice of self-management proved to be a promising activity, even with the difficulties presented in some associations. The communities that carry out the self-management policy, in general, were able to meet the expenses through the revenue by charging the service, but in associations where the cash was low, unforeseen events with the pump operation required financial help from third parties. The finance parameters demonstrated the difficulty of the private sector in assuming responsibility for the supply of water and for the management of the systems due to the low rate of return. The self-management policy is able to reduce the government's responsibility in managing and guaranteeing the continuity of supply of small grid systems implemented in rural communities and provide rural inhabitants with an efficient solution regarding the water shortage faced.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elyfas Allyjackson Morais Rodrigues.pdf6,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons