Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4545
Title: A argumentação infantil e o contexto institucional de produção
Authors: Maura Lima, Francisca
Keywords: Argumentação;Interação;Contexto de produção;Discurso institucional
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maura Lima, Francisca; Ferraz Leal, Telma. A argumentação infantil e o contexto institucional de produção. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O trabalho apresenta resultado de investigação que teve como objeto o diálogo que as crianças estabelecem com as vozes presentes nos discursos da escola através de processos de argumentação. A investigação foi feita através da análise de 128 textos de opinião produzidos por crianças de 4ª série de uma escola particular e 2º ano do segundo ciclo de uma escola pública municipal, ambas em Recife. Realizamos também a análise das oito aulas onde foram produzidos os textos considerando todo o contexto de produção, procedimento indispensável para a compreensão das estratégias de escrita dos alunos. Para fundamentar o trabalho, assumimos a concepção de língua como interação proposta por Bakhtin (2002) e uma concepção de argumentação que se situa na condição de mediadora da construção de pontos de vista e de realidades. Discutimos os conceitos de polifonia e dialogia que contribuem para compreender o processo de interação, assim como as questões relativas ao contexto de produção a partir de Bronckart (2003), trazendo também outros autores que com ele dialogam e trabalhos cujos resultados contribuem com nossa discussão. Os resultados indicam que as crianças se relacionam com o contexto institucional de várias formas e que vários aspectos nesse contexto influenciam na forma como as crianças constroem a argumentação e assumem os pontos de vista. Também mostramos de forma pontual as marcas da instituição nos textos das crianças e a forma com que contornam a voz institucional, quando discordam dela
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4545
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5451_1.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.