Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorSILVA, Robson Guedes da-
dc.date.accessioned2022-08-04T11:33:41Z-
dc.date.available2022-08-04T11:33:41Z-
dc.date.issued2022-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Robson Guedes da. Pensar-corpo: a performance como prática anárquica e possibilidade educativa. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447-
dc.description.abstractEste texto de doutoramento, abraçando um exercício de escrita teórico- poética, intentou investigar através de narrativas como alguns corpos estabelecem relações com a performance, percebendo-as como possibilidades formativas. Almejamos – em seu movimento – tanto perceber os saberes que despontam das narrativas de corpos em suas experimentações com a performance, quanto produzir uma escrita poética como reverberação produtiva dos encontros narrativos com corpos em performance. Em seus prólogos, o texto provoca – mediante tensionamento teórico – o aparecimento do corpo como problema, suas mutações e visível declínio. As cenas amalgamaram a proximidade com os poetas Mau e Gleison Nascimento, em seus atravessamentos e performances com a escrita poética; com as drags Márcia Pantera e Maria Luisão, através da subversão performativa da identidade; e com a Gangrena, pela desvirtuação da encenação e do corpo como possibilidade insurgente. Os lampejos incendiários de pensamento – engendrados pela potência do encontro – mobilizaram-nos, por fim, a intuir a tese de que a performance pode ser pensada – em meio a sua polissemia – como uma prática anárquica e possibilidade educativa. Tecemos com isso – de maneira contingente e provisória – a acepção de que algumas ações performáticas e/ou performativas mobilizam a reverberação/difusão de: I) práticas de contradisciplina que tensionam a relação corpo-saber-disciplina; II) desvirtuamentos de medidas que visem naturalizar qualquer enquadramento unitário e imutável à conformidade do visível para o corpo; III) o aditamento de insubordinação corporal mediante práticas – decididas ou não – de contracondutas, denunciando certas formas pelas quais ainda somos governamentalizados; IV) e a construção e proliferação de saberes sobre a performance desprovidos de qualquer captura pedagogizadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Corpopt_BR
dc.subjectEducação – Corpo - Performancept_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6509470367386808pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxEste texto doctoral, que abarca un ejercicio de escritura teórico-poética, pretende indagar a través de narrativas, cómo algunos cuerpos establecen relaciones con la performance, percibiéndolos como posibilidades formativas. Apuntando, en su movimiento, tanto a percibir el conocimiento que emerge de las narrativas de los cuerpos en sus experimentos con la performance, como a producir la escritura poética como una reverberación productiva de los encuentros narrativos con los cuerpos en la performance. En sus prólogos, provoca -a través de la tensión teórica- la aparición del cuerpo como problema, sus mutaciones y decadencia visible. Las escenas fusionaron la proximidad con los poetas Mau y Gleison Nascimento - en sus cruces y representaciones con escritura poética -; con las drags Márcia Pantera y Maria Luisão - a través de la subversión performativa de la identidad -; y con Gangrena -por la distorsión de la puesta en escena y el cuerpo como posibilidad insurgente-. Los incendiarios destellos del pensamiento, engendrados por el poder del encuentro, finalmente nos movilizaron para intuir la tesis de que la performance puede ser pensada, en medio de su polisemia, como una práctica anárquica y una posibilidad educativa. Con esto tejemos -de manera contingente y provisional- el sentido de que algunas acciones performativas y / o performativas movilizan la reverberación / difusión de: I) prácticas de contra-disciplina que tensan la relación cuerpo-conocimiento-disciplina; II) distorsiones de medidas que apuntan a naturalizar cualquier marco unitario e inmutable a la conformidad de lo visible al cuerpo; III) la incorporación de la insubordinación corporal a través de prácticas, decididas o no, de contraconductas, denunciando determinadas formas en las que aún estamos gubernamentalizados; IV) Y la construcción y proliferación de conocimientos sobre performance desprovistos de cualquier captura pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractxThis doctoral text, embracing an exercise of theoretical-poetic writing, intended to investigate through narratives, how some bodies establish relationships with performance, perceiving them as formative possibilities. Aiming - in its movement - both to perceive the knowledge that emerges from the narratives of bodies in their experimentations with performance, and to produce a poetic writing as a productive reverberation of the narrative encounters with bodies in performance. In its prologues, it provokes - through theoretical tension - the appearance of the body as a problem, its mutations and visible decline. The scenes amalgamated the proximity with the poets Mau and Gleison Nascimento - in their crossings and performances with poetic writing -; with the drags Márcia Pantera and Maria Luisão - through the performative subversion of identity -; and with Gangrena - by the distortion of staging and the body as insurgent possibility -. The incendiary flashes of thought - engendered by the potency of the encounter - mobilized us, finally, to intuit the thesis that performance can be thought - in the midst of its polysemy - as an anarchic practice and educational possibility. We weave with this - in a contingent and provisional way- the sense that some performative and/or performative actions mobilize the reverberation/diffusion of: I) practices of contradiscipline that tension the relation body-knower- discipline; II) distortions of measures that aim to naturalize any unitary and immutable framework to the conformity of the visible to the body; III) the addition of bodily insubordination through practices - decided or not - of counterconduct, denouncing certain forms by which we are still governmentalized; IV) And the construction and proliferation of knowledges about performance devoid of any pedagogizing capture.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Robson Guedes da Silva.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons